"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Fundão dedica semana à identidade local com o projeto "Através da terra"

O Fundão assinala a chegada da primavera com o projeto “Através da terra”, entre os dias 18 e 22, que pretende transmitir memórias e aspetos da identidade local, como a pastorícia ou a música.

© Facebook do Município do Fundão

As várias iniciativas de “Através da terra – projeto de histórias e memórias da terra”, de Vera Alvelos, decorre no espaço cultural A Moagem e pretende ser uma semana “dedicada à terra, à transumância, ao território e ao sentido de comunidade e memória coletiva”, informou a Câmara Municipal, em comunicado.

“O espaço d’A Moagem irá transformar-se num espaço de evocação da terra e das múltiplas experiências que proporciona, num evento em que se partilham também conhecimentos, através de encontros entre membros da comunidade”, é referido na mesma nota.

Durante os dias do evento estará patente a instalação “Choça e elementos da terra”, uma construção típica montada pelo pastor Aristides Vendeiro.

A peça sonora “Sons da terra”, da autoria de Luís Antero, “irá levar os visitantes pelos caminhos da montanha e do território, uma geofonia do lugar”, sublinha a organização.

Durante a semana estão previstas visitas de alunos de escolas ao espaço “Mergulhar na terra”, aberto a famílias no dia 23, às 11:00.

“Os alunos irão mergulhar num universo sensível que tem moldado a identidade local, através de experiências sensoriais entre a lã e a terra, descobertas e histórias contadas”, antecipa a Câmara do Fundão, no distrito de Castelo Branco.

O programa contempla ainda a partilha de histórias de pessoas da comunidade, em sessões dia 22, às 21:00, e 23, às 16:00.

No dia 23, às 21:30, realiza-se um concerto de Luís Antero “para ouvir e sentir de olhos vendados” e que tem como objetivo ser uma viagem pelos sons da paisagem local e elementos identitários do território.

Está também prevista uma conversa com o pastor Gil Cabecinha, que se propõe lembrar “as noites frias passadas nos montes com os rebanhos” e as histórias que estão associadas a essa época.

No último dia é promovida uma oficina de queijos, onde os participantes podem aprender a fazer um queijo.


Fonte: LUSA | 12 de março de 2024

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,376,962