"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Primeiro livro de poesia de José Carlos Barros publicado pela Dom Quixote

Viagem ao universo poético de José Carlos Barros, Taludes Instáveis – Poemas Escolhidos é composto por mais de 250 poemas, entre inéditos e composições retiradas dos doze livros de poesia do autor, publicados entre 1984 e 2023. 

Poemas sobre a natureza do mundo, entre memória e sobressalto, entre o que se escolhe apagar e o que se guardará para sempre.

De acordo com Francisco José Viegas, no prefácio, esta obra é também «uma meditação sobre a melancolia antes do dilúvio – como se escrevesse uma música para o nosso desejo de contemplação e revisitação, o nosso desejo de ser de um tempo antigo no nosso tempo, desenhando as pegadas, espalhando armadilhas».

«Luminosa tanto quanto pairando à beira das sombras e da perdição, e tão profundamente solitária quanto o seu autor, talvez esta poesia esteja condenada a ser um fragmento para recordação de um tempo de guarda-rios e pequenos pântanos, como talvez fosse possível numa certa leitura da nossa tradição lírica – com menos epopeia e menos gosto pela solenidade.
A sua grandeza também é essa, a de retomar aquilo que pode ser recordado, o que faz de José Carlos Barros um dos nossos grandes poetas.»
Francisco José Viegas



José Carlos Barros
(Boticas, 1963) é licenciado em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora e vive no Algarve, em Vila Nova de Cacela.
É autor de doze livros de poesia e de três romances. Com o mais recente (As Pessoas Invisíveis, Abril 2022) venceu o Prémio LeYa 2021.

Poesia
336 páginas
19,90 Euros
ISBN: 978-972-20-8135-1
1.ª Edição: Março 2024
Dom Quixote
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,360,884