"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Torto Arado" de Itamar Vieira Júnior nomeado para o Prémio Booker Internacional

O escritor brasileiro Itamar Vieira Júnior é um dos 13 nomeados para a edição deste ano do prémio Booker Internacional, com o romance “Torto Arado”, vencedor do Prémio Leya, aqui traduzido do português para “Crooked Plow”, por Johnny Lorenz.

© Diogo Rocha

O Prémio Booker Internacional anunciou os nomeados para a edição deste ano, revelando que os 13 livros são de autores provenientes de 12 países e 10 línguas.

Os nomeados da edição do prémio, que distingue uma obra literária traduzida para o inglês e publicada no Reino Unido ou na Irlanda, são o romancista ucraniano Andrey Kurkov, com “The Silver Bone”, o escritor venezuelano Rodrigo Blanco Calderón, com “Simpatía”, a argentina Selva Almada, com “Not a River”, a peruana Gabriela Wiener, com “Undiscovered” (traduzido para o inglês pela brasileira Júlia Sanches), e a polaca Urszula Honek, com “White Nights”.

Os restantes nomeados nesta lista longa são o romancista sul-coreano Hwang Sok-yong, com o livro “Mater 2-10”, a neerlandesa Jente Posthuma, com a obra “What I'd Rather Not Think About”, o brasileiro Itamar Vieira Júnior, com o romance “Crooked Plow”, o italiano Domenico Starnone, com “The House on Via Gemito”, a também escritora italiana Veronica Raimo, com “Lost on Me”, o escritor albanês Ismail Kadare, com o livro “A Dictator Calls”, a alemã Jenny Erpenbeck, com “Kairos”, e a sueca Ia Genberg, com “The Details”.

O romance “Torto Arado” venceu o Prémio Leya 2018, foi publicado em 2019 e conquistou o Prémio Oceanos em 2020.

A seleção do júri inclui "livros que falam de coragem e bondade, da importância vital da comunidade e dos efeitos da resistência à tirania", segundo Fiammetta Rocco, administradora do Prémio Booker Internacional.

Segundo a organização, um quarto da lista é escrito por autores sul-americanos, com livros representando o Brasil, a Argentina, o Peru e a Venezuela.

“Vários dos livros destacam as lutas de indivíduos e minorias face à opressão. A história, tanto pessoal como nacional, pesa muito sobre as personagens, seja como resultado da ressaca do comunismo na Europa de Leste, do legado da escravatura e do roubo de terras no Brasil ou do efeito entorpecedor da ditadura militar na Coreia”, lê-se no ‘site’ do prémio.

O vencedor inaugural do prémio, em 2005, Ismail Kadare, repete a nomeação na lista longa, ao passo que outros nove autores e nove tradutores estão selecionados pela primeira vez.

A diferença entre o autor mais novo e o mais velho da lista é de mais de 50 anos e um dos livros foi publicado na sua língua original há mais de 20 anos.

A seleção foi feita por um júri presidido pela apresentadora Eleanor Wachtel e composto pelo editor e tradutor Aaron Robertson, pelo escritor Romesh Gunesekera, pelo artista plástico William Kentridge e pela poeta Natalie Diaz.

A lista de finalistas do prémio Booker Internacional vai ser revelada no dia 09 de abril, estando previsto um prémio de cinco mil libras para os livros que chegarem a essa fase, repartido em metade para autor e tradutor.

O livro vencedor vai ser anunciado no dia 21 de maio, com um prémio de 50 mil libras, também igualmente dividido entre autor e tradutor.

O vencedor do Prémio Booker Internacional 2023 foi o escritor búlgaro Georgi Gospodinov, com o livro “Time Shelter”, traduzido para o inglês por Angela Rodel, entretanto publicado em Portugal pela Relógio d’Água, com o título “Refúgio no tempo”.


Fonte: LUSA | 11 de março de 2024

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,702,829