"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Encontros de teatro "Poética da palavra" reúnem sete espetáculos em Famalicão

A Casa das Artes de Famalicão vai acolher, de 8 a 27 de março, a 6.ª edição de Poética da Palavra – Encontros de Teatro, que inclui sete espetáculos, entre os quais três estreias absolutas nacionais.

© Facebook da Casa das Artes de Famalicão

“Eu sou Lorca”, da companhia Momento – Artistas Independentes, “Não sei como dizer-te que a minha voz te procura”, de Emília Silvestre, e “Prometeu”, pelo Ensemble – Sociedade de Actores, são as três estreias anunciadas para estes encontros.

A Casa das Artes refere que a programação se foca no texto, na palavra, na voz e no trabalho dos atores e atrizes enquanto elementos fundamentais da ação teatral.

No final de cada apresentação, haverá conversas entre artistas e público, para dar a conhecer o trabalho concreto que é desenvolvido sobre o texto, a palavra e o processo de construção de cada personagem.

Haverá ainda quatro mesas-redondas, alusivas a temas como dramaturgia (dia 15), encenação (21), teatro e educação artística (26) e liberdade e criação artística (27).

O espetáculo de abertura, marcado para esta sexta-feira, é "Livrar-me", uma cocriação de Sandra Barata Belo e Raquel Oliveira, escrita por Ana Lázaro e com música de Luísa Sobral.

No Dia Internacional da Mulher, “uma mulher conta-se como se fosse a narradora da sua própria vida”, numa homenagem à literatura e à relação que se estabelece entre quem escreve e quem lê.

A 09 de março, Rodrigo Leão, Gabriel Gomes e Miguel Borges apresentam “O Homem em Eclipse”, um projeto musical que celebra o centenário do nascimento do escritor e artista plástico Mário Cesariny.

A 10 de março, sobe ao palco o monólogo “22 Beijos”, com dramaturgia de Eduarda Freitas, que aborda o tema da existência humana e da sua finitude.

“Guião para um país possível”, de Sara Barros Leitão, é a proposta que se apresenta nos dias 15 e 16, sendo esta uma das coproduções da Casa das Artes de Famalicão no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Com interpretações de João Melo e Margarida Carvalho, trata-se de um espetáculo criado a partir dos registos dos funcionários que, no parlamento português, têm a missão de transcrever tudo o que ali é dito.

Em centenas de milhares de páginas, registam-se debates, votações, avanços e recuos nos direitos sociais, laborais e humanos.

No fim de semana seguinte, dias 22 e 23, estreia-se “Prometeu”, pela unidade de investigação, produção teatral e formação Ensemble – Sociedade de Actores, com autoria e encenação de Pedro Galiza.

A 26 de março, acontece a segunda estreia do programa, “Não sei como dizer-te que a minha voz te procura”, com dramaturgia e encenação de Emília Silvestre, com interpretação dos alunos do 3.º ano do Curso de Interpretação da Escola de Artes de Famalicão.

O espetáculo de encerramento da edição de 2024 de Poética da Palavra – Encontros de Teatro é também uma estreia absoluta. Trata-se de “Eu sou Lorca”, da companhia Momento – Artistas Independentes, com parte do texto “Assim que Passarem Cinco Anos”, do poeta e dramaturgo espanhol Frederico García Lorca, assassinada pelas forças falangistas, no início da Guerra Civil de Espanha, em 1936.


Fonte: LUSA | 7 de março de 2024

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,703,153