"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Temporada Darcos estreia ciclo de canções de Nuno Côrte-Real com Maria Mendes

A estreia do ciclo de canções de Nuno Côrte-Real, com Maria Mendes e a Filarmónica Arturo Toscanini são alguns dos destaques da Temporada Darcos, do Ensemble de Darcos, sob a direção artística do maestro Côrte-Real, que decorre até dezembro.

A temporada Darcos tem um caráter itinerante, desenvolvendo-se, fundamentalmente, no eixo geográfico Torres Vedras – Lisboa, mas, este ano vai também a Alcobaça, Braga e Castelo Branco.

Em declarações, Côrte-Real realçou o “caráter itinerante e circular” da temporada, que prossegue o ciclo “Europa Sinfónica” iniciado em 2016, e além da Filarmónica Arturo Toscanini, que toca nos dias 5 e 6 de novembro próximo, respetivamente no Teatro-Cine de Torres Vedras e na Aula Magna da Universidade de Lisboa, inclui a Orquestra Filamónica de Pilsen, nos próximos dias 21 deste mês, no teatro-cine, e no dia seguinte, na Aula Magna da Universidade de Lisboa.

As duas orquestras serão dirigidas por Nuno Côrte-Real, sendo solistas a violinista Mihaela Costea, com a orquestra italiana, e a soprano Dora Rodrigues com a orquestra checa.

A estreia do ciclo de canções de Nuno Côrte-Real, “Nas Asas do Indefinido”, com Maria Mendes, a 19 de julho, no Teatro-Cine, em Torres Vedras, e é apresentado no dia seguinte, no âmbito do Festival Cister-Música, em Alcobaça.

Maria Mendes venceu, em 2020, um Prémio Edison na área do jazz, recentemente realizou uma incursão pelo fado, o que “demonstra qualidades caleidoscópicas”, que serão secundadas por Nuno Côrte-Real (direção musical e sintetizadores) e o Ensemble Darcos. O ciclo “‘Asas do Indefinido’ tem como motivo unificador o tema do 1.º andamento do trio op.97, de Beethoven, uma ‘idée fixe’ que, ao contrário da canónica definição, estabelece pontes etéreas por onde todos somos convidados a circular”, segundo nota da Temporada Darcos.

Nuno Côrte-Real destacou ainda a interpretação da versão de câmara da 5.ª Sinfonia de Gustav Mahler, "uma sinfonia grande e intensa", pelo Ensemble Darcos, sob a sua direção musical, numa coprodução com o Festival Estoril-Lisboa e que será apresentada no próximo 20 de junho no Teatro-Cine, em Torres Vedras e, no dia seguinte, no Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa, no âmbito do Festival.

O Ensemble Darcos volta a Lisboa, no dia 12 de outubro, no Anfiteatro Chimico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, com um programa que inclui peças de Mozart, Ravel e de Pedro Faria Gomes, de quem se ouvirá “Elegia para Violoncelo Solo”, composta entre março e abril de 2007, no seguimento de uma encomenda do Prémio Jovens Músicos. “Trata-se, nas palavras do compositor de ‘um lamento sobre a perda desnecessária’, em dois planos contrastantes, um exterior ‘em toada mais forte e rápida’ e outro mais interior ‘lento e piano, em recolhimento’”.

Este programa é também apresentado no dia seguinte na igreja de Runa, nos arredores de Torres Vedras.

Em Braga, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, no dia 14 de setembro, é apresentado “Lisbon-Kabul: Music Itineraries of Wonder”, pelo Ensemble Darcos e pelo Instituto Nacional de Música do Afeganistão (ANIM), um programa de fados, música tradicional afegã, e a estreia de duas canções de Miguel Amaral, compositor que estreou, no ano passado, “Uma estranha melodia feita de todos os sonhos”, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.

O concerto tem apresentação e direção musical de Côrte-Real, e conta com o fadista Marco Oliveira, e Miguel Amaral, na guitarra portuguesa.

Em Castelo Branco, na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), o Ensemble Darcos realiza nos dias 18 e 19 de outubro “masterclasses”, e no dia 24 em outubro, a Orquestra Sinfónica da ESART, sob a direção de Côrte-Real, e sendo solista o violinista Gaël Rassaert, apresenta-se no Cine Teatro Avenida, com um programa que inclui peças de Côrte-Real, “Rock - Tribute to Ligeti”, Sibelius, “Concerto para Violino e Orquestra em Ré menor”, e Beethoven, Sinfonia nº 6 em Fá Maior, “Pastoral”.


Fonte: LUSA | 7 de março de 2024

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,702,556