"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Em Guimarães debate-se a liberdade no Festival Literário Húmus

De 12 a 16 de março, o Festival Literário Húmus leva e Guimarães nomes como Valter Hugo Mãe, Maria do Rosário Pedreira, Afonso Cruz, Rita Redshoes e Hugo Gonçalves. Organizado pela autarquia, o festival conta com uma programação inspirada nos 50 anos do 25 de Abril e tem entrada gratuita.

Foto: Daniela Espírito Santo/RR

É já hoje que é dado o pontapé de saída do Festival Literário de Guimarães, que decorre até dia 16 de março. O coração do Húmus será a Biblioteca Municipal Raul Brandão que, às 21h00, receberá uma conversa entre a poeta, editora e letrista Maria do Rosário Pedreira e a cantora Rita Redshoes, que serão entrevistadas por Maria Carlos Mesquita, uma aluna vimaranense.

Será com liberdade que decorrerá a conversa em torno dos 50 anos do 25 de Abril em que a escritora e a cantautora falarão sobre literatura e cidadania. Mas o festival, organizado pela autarquia de Guimarães, começa mais cedo.

Logo pela manhã, haverá uma animação do conto infantil de Álvaro Cunhal intitulado “As Barrigas e os Magriços” a cargo de Rui Ramos, um contador de histórias e à tarde, pelas 18h00, está agendada uma mesa de debate em torno de Raul Brandão, com Joaquim Pinto da Silva e o ilustrador A. Cunha e Silva.

Na quarta-feira, Rita Redshoes e Maria do Rosário Pedreira dedicam o dia aos alunos das escolas de Guimarães. À noite, pelas 21h00, a Biblioteca Raul Brandão acolhe uma conversa com Sílvia Lemos, Filipe Caldas, Francisco Brito, Rui Porfírio e Júlio Castro em torno do tema “50 anos, 50 livros”.

Para quinta-feira está agendada a celebração dos 15 anos do programa Ensaio Geral da Renascença, com uma conversa pública com o escritor Valter Hugo Mãe que está a celebrar 20 anos de romances. O autor, que lançou recentemente o livro “Deus na Escuridão”, vai estar presente no auditório da Biblioteca Municipal a partir das 18h00.

Ainda na quinta-feira, o festival, que este ano dedica a sua programação aos 50 anos do 25 de Abril, contará com a presença dos autores César Machado, Hugo Gonçalves e Henrique Barreto Nunes, numa conversa que presta homenagem ao “Livro, liberdade livre”.

Uma das novidades deste ano será um espetáculo que o escritor Afonso Cruz irá apresentar na Igreja da Misericórdia, em Guimarães. “O que a chama iluminou” é uma criação artística que o autor estreou no último ano no Festival Utopia, em Braga e que conta a experiência de Afonso Cruz no Chile.

“O espetáculo combina música, imagem, texto e performance, espelhando, assim, os talentos vários de um dos autores mais consagrados da literatura portuguesa contemporânea”, refere o comunicado sobre o festival.

A apresentação do livro “Homens Livro” encerrará a programação da edição do Húmus 2024, com a presença dos autores Rui Guedes, Bento Ramires e Carlos Marta que percorreram as suas memórias sobre as Bibliotecas Itinerantes Gulbenkian.

Paralelamente, a exposição “Livro, Espaço de Liberdade e Memória” assinala o aniversário da Biblioteca Municipal Raúl Brandão e homenageia Luís Caldas, “um vimaranense que dedicou a vida aos livros e trabalhou sempre como livreiro, conhecendo de perto o que aqueles cidadãos procuravam ler na altura do Estado Novo”, refere o comunicado.


>> Consulte AQUI a programação do festival


por Maria João Costa in Renascença | 12 de março de 2024
Notícia no âmbito da parceira Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,702,878