"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Oppenheimer" eleito Melhor Filme e arrecada sete Óscares

O filme de Christopher Nolan foi o grande vencedor, tal como as previsões indicavam. "Pobres Criaturas" recebeu quatro prémios.

"Oppenheimer" recebe Óscar de Melhor Filme Foto: Reuters

A 96.ª cerimónia dos Óscares coroou "Oppenheimer" como o Melhor Filme. Ao todo, conseguiu sete Óscares. "Pobres Criaturas" ficou com quatro estatuetas.

Christopher Nolan venceu igualmente Melhor Realizador. O seu filme conseguiu, também, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Banda Sonora, Melhor Edição, com Jennifer Lame e Robert Downey Jr. vence o prémio de Melhor Ator Secundário.

Cillian Murphy venceu Melhor Ator pelo papel principal em "Oppenheimer". O ator irlandês foi ovacionado de pé pela sala do Dolby Theater. "Sou um irlandês muito orgulhoso. Fizemos um filme sobre o homem que criou a bomba atómica. Quero dedicar isto a todos os pacifistas".

Já o filme de Yorgos Lanthimos venceu nas categorias técnicas de Melhor Caracterização, Melhor Guarda-Roupa e Melhor Direção Artística. A grande vitória, contudo, foi para Emma Stone, para Melhor Atriz.

O único Óscar para "Barbie" foi em Melhor Canção Original, por "What Was I Made For?" de Billie Eillish.

Da'Vine Joy Randolph venceu o prémio de Melhor Atriz Secundária pelo seu papel em "Os Excluídos".

"Não acho que devia fazer isto como carreira. Eu agradeço a toda a gente que me ajudaram e guiaram. Estou grata por tudo. Sempre quis ser diferente. E agora percebo que só tenho de ser eu própria", disse, no discurso de vitória.

"War is Over! Inspired by the Music of John & Yoko", tendo por base o trabalho do antigo vocalista dos The Beatles, foi escolhida como Melhor Curta-Metragem Animada.

"The Boy and The Heron" vence a categoria de Melhor Longa-Metragem Animada, superando o favorito "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso". Hayao Miyazaki não estava presente para aceitar. É o segundo Óscar da carreira depois de "A Viagem de Chihiro".

"Anatomia de uma Queda" vence Melhor Argumento Original. Justine Triet, a realizadora, vence o prémio com o marido.

"Este foi um ano louco", confessou, em palco, a cineasta.

Já em Melhor Argumento Adaptado, o vencedor foi "American Fiction", o favorito das projeções para a categoria.

"A Zona de Interesse" vence Melhor Filme Internacional e Melhor Som. O realizador Jonathan Glazer disse que "todas as nossas escolhas foram feitas para nos confrontar com o presente. O nosso filme demonstra ao que desumanização leva", num discurso em que recordou as vítimas quer do ataque do Hamas a Israel a 7 de outubro, quer as vítimas da guerra subsequente em Gaza.

Wes Anderson venceu o Óscar por Melhor Curta-Metragem em Imagem Real pelo filme "A Incrível História de Henry Sugar 2023".

"The Last Repair Shop" venceu Melhor Curta-Metragem Documental. Já Melhor Documentário foi para "20 Days in Mariupol" sobre a guerra na Ucrânia. É o primeiro Óscar que o país recebe.

"Godzilla: Minus One" venceu na categoria de Melhores Efeitos Especiais, mesmo quando "O Criador" partia com algum favoritismo.

>> Site Oficial


por João Malheiro in Renascença | 10 de março de 2024
Notícia no âmbito da parceira Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,700,996