"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Da negação pura de toda a espécie de forma

Precisamente no dia em que o autor japonês Kobo Abe celebraria cem anos de vida, a Livros do Brasil publica A Mulher da Areia, romance incluído na lista de Obras Representativas do Património Universal da UNESCO. 

Existirá, na verdade, uma resposta mais horrível do que a falta de resposta? Romance existencialista repleto de suspense e angústia, A Mulher da Areia é a obra maior de Kobo Abe, mestre de uma escrita surrealista, na linha de Franz Kafka e Albert Camus. Respeitando a tradução de Mário Braga da última edição de há cinquenta anos, a coleção Dois Mundos dá agora uma nova vida à intrigante história já adaptada ao cinema, num filme premiado em Cannes e nomeado para os Óscares. Rapto, fuga, devaneio amoroso, puro tédio ou suicídio: o que estará por detrás do desaparecimento do protagonista deste enigma metafísico? Um relato narrado de dentro para fora, como se o próprio leitor fosse uma partícula da massa cinzenta deste homem da areia, lendo-lhe, em simultâneo, as ações e os pensamentos.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 7 de março de 2024.

SOBRE O LIVRO
A Mulher da Areia
Após perder o último autocarro para casa depois de uma viagem a uma zona costeira, em busca de novos insetos das areias, um entomologista amador encontra uma aldeola e é convidado a pernoitar numa casa ao fundo das dunas. Mas na manhã seguinte, quando tenta seguir o seu caminho, descobre que são outros os planos dos locais. Prisioneiro de uma areia que em tudo se infiltra, que é preciso constantemente escavar, tem apenas por companhia uma estranha mulher. Os seus destinos entrelaçam-se nesta fantasia assombrosa, de uma «beleza de morte», como a dos grãos que escorrem por entre as frinchas do teto que os deveria proteger.

Ver primeiras páginas 

Título: A Mulher da Areia
Autor: Kobo Abe
Tradução: Mário Braga
N.º de Páginas: 280
PVP: 18,85€
Coleção: Dois Mundos 

SOBRE O AUTOR

Kobo Abe
Nasceu em Tóquio a 7 de março de 1924. A sua primeira obra publicada, um volume de poesia, surgiu em 1947. Em 1951, viu o livro de contos Kabe [O Muro] ser galardoado com o Prémio Akutagawa e ganhou reconhecimento público. A Mulher da Areia, lançado em 1962 e adaptado ao cinema por Hiroshi Teshigahara dois anos mais tarde, é considerado a sua obra-prima. Frequentemente comparado com Franz Kafka, pela originalidade de uma escrita onde o surreal e o claustrofóbico surgem como vias para questionar o indivíduo na sociedade moderna, Kobo Abe foi um dos mais prestigiados autores japoneses do século xx. Faleceu a 22 de janeiro de 1993. 
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,701,388