Publicações
O mais belo romance do século XX tem nova edição
Publicada após a morte do autor, Sinais de Fogo é a obra mais conhecida de Jorge de Sena e, segundo Eduardo Lourenço «merece o título de «grande livro» mais ainda do que de «grande romance».
«Um dos casos mais singulares e exemplares de toda a nossa Literatura», nas palavras do poeta e ensaísta Eugénio Lisboa, Jorge de Sena apresentou ao mundo, em 1978, aquele que é, na opinião de muitos, o seu maior romance: Sinais de Fogo.
No livro acompanhamos as memórias de Jorge, estudante de boas famílias, que relembra as histórias do seu vertiginoso Verão de 1936. De Lisboa à Figueira da Foz, o protagonista seduziu a criada, frequentou bordéis e foi mesmo masturbado num elétrico. Estes e muitos outros episódios, tratados com vivíssima emoção por Jorge de Sena, dão-nos também um retrato de Portugal nos anos 30, em pleno Estado Novo, a Guerra Civil a incendiar a vizinha Espanha.
Um romance em que se revela, com audácia, a irrupção da sexualidade, o choque da homossexualidade, a surpresa da libertinagem e, sobretudo. esse momento sublime que é a descoberta íntima, visceral e transformadora da poesia, Sinais de Fogo põe em evidência tudo o que em Jorge de Sena é escândalo, erudição, transcendência, emoção pura e universalidade. É por isso urgente dar-lhe uma nova vida e sobretudo novos leitores. É esse o objetivo da Guerra e Paz que apresenta agora a obra, numa digníssima edição incluída nas «Novas Edições de Jorge de Sena».
Sinais de Fogo
Jorge de Sena
Ficção / Romance
592 páginas · 15x23· 19,5 €
Nas livrarias a 5 de março de 2024