"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Iniciado processo para candidatura das Romarias de São Miguel à UNESCO

O Movimento de Romeiros de São Miguel, nos Açores, enviou em janeiro para a Direção-Geral do Património o processo para arrancar com a candidatura desta tradição secular religiosa a Património Imaterial da UNESCO.

“É com muita alegria que digo isto. Já foi enviado no dia 31 de janeiro para a Direção-Geral do Património o documento para que este seja apreciado. A inscrição na Direção-Geral do Património é obrigatória para a evolução da candidatura” junto da UNESCO, disse o presidente do grupo coordenador do Movimento, João Carlos Leite.

João Carlos Leite explicou que após o registo como património cultural e imaterial nacional, na respetiva plataforma, irá ser elaborado o procedimento para a candidatura à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Para o responsável, tornar as romarias Património Imaterial da UNESCO é justo e o reconhecimento desta manifestação "singular e única, da nossa fé e da nossa identidade".

A candidatura foi decidida em assembleia geral do Movimento, no final de 2018.

"Acho que temos todas as condições para o reconhecimento como Património Imaterial da UNESCO. Estamos a falar de uma manifestação identitária tão forte da nossa cultura e da nossa fé", vincou João Carlos Leite.

O Movimento de Romeiros de São Miguel aguarda agora que o documento, com suporte audiovisual e texto escrito, seja apreciado.

As tradicionais romarias da Quaresma, que voltam a sair para as estradas de São Miguel a partir deste sábado, tiveram origem na sequência de terramotos e erupções vulcânicas ocorridas no século XVI na ilha, que arrasaram Vila Franca do Campo e causaram grande destruição na Ribeira Grande, segundo a tradição.

Trajando um xaile, lenço, bordão e terço, os romeiros de São Miguel fazem um percurso de oração, fé e reflexão, entoando cânticos e rezando, sempre com mar pela esquerda, passando pelo maior número possível de igrejas e ermidas de São Miguel.

Os primeiros partem no fim de semana a seguir à Quarta-feira de Cinzas e os últimos regressam às suas localidades na Quinta-feira Santa.

Durante a semana em que estão na estrada, os romeiros dormem em casas particulares ou em salões paroquiais, devendo iniciar a caminhada antes do amanhecer e entrar nas localidades logo a seguir ao por do sol.

A importância desta tradição leva o Governo Regional, todos os anos, a dispensar do serviço, "sem prejuízo de quaisquer direitos e regalias", os trabalhadores da Administração Pública regional que participem nas romarias.


Fonte: LUSA | 16 de fevereiro de 2024

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,708,804