"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festival de Annecy vai ser "montra fabulosa" para o cinema português de animação

O festival de cinema de Annecy, em junho em França, que terá Portugal como país convidado, vai ser “uma montra fabulosa” para a animação portuguesa, afirmou o programador Fernando Galrito.

© José Coelho /Lusa

“É o maior festival de animação do mundo e o terceiro maior festival de cinema do mundo. (…) Será uma montra fundamental do cinema de animação português para o mundo e para nós próprios, para nos conhecermos melhor”, disse.

O festival de Annecy, que decorrerá de 09 a 15 de junho, já tinha anunciado há vários meses que Portugal seria o país em destaque, mas revelou esta semana que Fernando Galrito, diretor do Monstra - Festival de Animação de Lisboa, é um dos responsáveis que desenhará a presença portuguesa no evento.

Fernando Galrito explicou que haverá uma festa de abertura para cerca de 500 convidados, entre produtores, distribuidores, vendedores de todo o mundo, para contactarem e conhecerem profissionais portugueses.

Estão previstas sete sessões de cinema exclusivamente para a produção nacional, e que farão uma retrospetiva do que é o cinema português de animação – que em 2023 celebrou um centenário de existência.

No mercado profissional – o MIFA – haverá espaço para apresentação a profissionais de cinco projetos portugueses ainda em produção, sejam curtas ou longas-metragens; e no festival três profissionais vão fazer parte do comité de júris.

Tudo isto é no âmbito da programação enquanto país convidado, porque nas secções competitivas do festival de Annecy há ainda a possibilidade de filmes portugueses serem selecionados e exibidos.

Segundo Fernando Galrito, a presença do cinema português em Annecy contará com apoio oficial do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual e da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI).

Será ainda produzido um catálogo, com o apoio da Casa da Animação, para “historiar e apresentar o que é o futuro do cinema de animação em Portugal” e para Annecy seguirá uma comitiva de profissionais portugueses.

Na história do festival, que remonta aos anos 1960, Portugal nunca foi país convidado, mas o cinema português conta com uma presença regular nos últimos anos e alguns prémios.

A realizadora Regina Pessoa venceu o grande prémio do festival em 2006 com a curta-metragem "História Trágica com Final Feliz" e o prémio do júri em 2019 com “Tio Tomás - A Contabilidade dos Dias”.

Fernando Galrito lembrou ainda um momento raro do cinema português em que Annecy estreou, em 2022, duas longas-metragens de animação, com “Nayola”, de José Miguel Ribeiro, e “Os demónios do meu avô”, de Nuno Beato.

Este ano, mesmo que todos os filmes e profissionais não possam estar presentes em Annecy, porque terão de ser feitas escolhas, Fernando Galrito acredita que o cinema português vai ganhar com a presença no festival.

A escolha de Portugal como país convidado - que sucede ao México em 2023 - acontece um ano depois de conquistas e celebrações para a animação portuguesa.

Além da nomeação inédita da curta-metragem “Ice Merchants”, de João Gonzalez, para os Óscares, 2023 foi ainda um ano excecional, porque ao circuito comercial chegaram três longas-metragens portuguesas de animação e uma com coprodução nacional.

Foram elas “Nayola”, “Os demónios do meu avô”, “O natal do Bruno Aleixo”, de Pedro Santo e João Moreira e “Interdito a cães e italianos”, de Alain Ughetto.

Em 2023 também se assinalaram os cem anos do aparecimento do cinema de animação em Portugal. A data é contada a partir da estreia, a 25 de janeiro de 1923 no Éden-Teatro, em Lisboa, de "O pesadelo de António Maria", um pequeno filme animado, do caricaturista Joaquim Guerreiro, numa sátira ao político António Maria Silva, da Primeira República.


Fonte: LUSA | 8 de fevereiro de 2024

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,707,232