Notícias
Famalicão mostra-se no Mosteiro do Jerónimos
Câmara Municipal e Museu Nacional de Arqueologia assinam protocolo de colaboração, dia 10 de Junho
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai celebrar um protocolo de colaboração com o Museu Nacional de Arqueologia, no próximo dia 10 de Junho, sexta-feira, tendo em vista a organização de uma exposição de acervos arqueológicos do concelho de Famalicão, resultantes das diversas escavações efectuadas durante as últimas duas décadas.
A exposição, que terá lugar no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, na sala das exposições temporárias do Museu Nacional de Arqueologia, no primeiro semestre de 2006, reunirá, para além do espólio depositado no gabinete de arqueologia da Câmara Municipal, outras peças e objectos do património arqueológico do município que estão depositados em vários museus nacionais, bem como pertencentes a particulares.
"Arqueologia da Região de Vila Nova de Famalicão" é o título provisório da mostra que terá como comissário o arqueólogo Armando Coelho Ferreira da Silva, da Universidade do Porto, que é também o coordenador cientifico da área de arqueologia da Câmara Municipal de Famalicão.
O protocolo que será assinado no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, e pelo presidente do Museu Nacional de Arqueologia, Luís Raposo, estabelece um trabalho de parceria entre as duas instituições, na organização da exposição.
Um dos aspectos mais interessantes da mostra, que poderá ser apreciada durante cerca de seis meses, será a construção de uma réplica em granito da Pedra Formosa, que foi encontrada no Castro da Eiras, em Pousada de Saramagos.
De acordo com a organização da exposição será mesmo reconstituído o balneário castrejo, onde se encontra a Pedra Formosa e o monumento com forno, que foi redescoberto no inicio dos anos 90.
Esta situação, só é possível, tendo em conta que a autarquia famalicense adquiriu recentemente, os terrenos onde se encontra aquele sítio arqueológico.
Um dos objectivos fundamentais da exposição é dar uma visão global dos achados arqueológicos do concelho de Famalicão, não só da época da cultura castreja, mas também da romanização, apresentando uma diversidade de épocas históricas e de materiais e utensílios.
No âmbito desta exposição, a autarquia pretende ainda projectar a organização de visitas ao Mosteiro dos Jerónimos, dando a oportunidade a todos os famalicenses de conhecerem o seu passado arqueológico.