"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Atlas Estratégico: Da Hegemonia ao Declínio do Ocidente"

Um livro para ajudar a compreender a atual tensão do mundo e a ameaça de uma guerra mundial devastadora.  

Irá a estratégia, ontem como hoje, ditar as manobras políticas e a vida das pessoas em todo o mundo? No Atlas Estratégico: Da Hegemonia ao Declínio do Ocidente, de Gérard Chaliand, especialista francês em defesa, aborda as principais etapas da História geopolítica do Ocidente, desde o século XIX até à atualidade, apoiado em mais de meia centena de mapas assinados pelo cartógrafo Nicolas Rageau. É tempo dos leitores portugueses terem acesso a este documento essencial ao enquadramento da tensão entre Rússia, China e Estados Unidos e a actual multipolaridade das relações internacionais, numa tradução de Isabel Lopes, incluída na aclamada coleção de Atlas da Guerra e Paz.

No Atlas Estratégico: Da Hegemonia ao Declínio do Ocidente , Gérard Chaliand, professor responsável pela formação de oficiais superiores das forças armadas e dos serviços de defesa francesa, leva-nos a acompanhar a história geopolítica do mundo ao longo dos últimos três séculos, fazendo o balanço histórico da hegemonia da Europa sobre a Ásia e a África – do século XIX até à Primeira Guerra Mundial (1789-1914).

Um olhar que reflete também a visão não-ocidental sobre a hegemonia ocidental e a emergência de novas grandes potências – da China, Irão, Rússia, Estados Unidos e Europa, ao Afeganistão, Índia, Paquistão ou Turquia, colocando em perspetiva a relação entre «dominado» e «dominante». E, como não podiam ser deixados de fora, faz-se o retrato dos terrorismos que ameaçam a estabilidade em todo o planeta.

Em reação à leitura da obra, o historiador e ensaísta francês Nicolas Baverez, afirma que «para influenciar o mundo, é preciso compreendê-lo. E para o compreender, é preciso ver a evolução dos atores a longo prazo. Daí a contribuição insubstituível deste atlas, consagrado à ascensão e queda do ocidente.»

O Atlas Estratégico chega às livrarias de todo o país no dia 20 de fevereiro de 2024, numa edição Guerra e Paz que se encontra, desde já, disponível, em pré-venda, no site oficial da editora. Este é o décimo terceiro livro de uma coleção aclamada pelos leitores, pela crítica e pelo Plano Nacional de Leitura, que foi iniciada pela Guerra e Paz com a publicação do  Atlas Histórico de África, a que se seguiram o Atlas do Império Romano, o Atlas Histórico do Médio Oriente, o Atlas Histórico dos Estados Unidos da América, o Atlas do Holocausto, o Atlas do Antigo Egipto, o Atlas da Guerra Fria, o Atlas Mundial da Água, o Atlas Histórico do Mediterrâneo, o Atlas da Primeira Guerra Mundial e o Atlas das Fronteiras e o Atlas Histórico da Escrita

Atlas Estratégico
Texto: Gérard Chaliand
Cartografia: Nicolas Rageau
Não-Ficção / História
152 páginas · 16,8x24,3 · 20,00 €

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,364,024