Publicações
"Filhos da Chuva"
Primeiro romance de Álvaro Curia, doutorado em História, professor nas universidades do Porto e Fernando Pessoa, e co-fundador do Literacidades.
Em Domínio, a chuva não tem fim e os relógios pararam nas cinco da tarde. Numa terra sem tempo, as vidas andam todas desencontradas.
Conhecedora dos hábitos de cada um, Muda percorre as ruas, carregada de sacos, distribuindo as compras e uma réstia de normalidade. Aguarda o momento em que se cruza com o filho, Amor, um jovem que vive aprisionado numa fábula que o padrasto lhe conta desde pequeno e que mudará a sua vida para sempre.
Ao largo de Domínio está a Ilha da Fortaleza, onde encontramos Mãe, mulher possessiva, que nunca deixou Filho conhecer o mundo. Mas algo fará com que ele parta e o seu caminho se cruze com o de Amor.
Poderá a decisão de um alterar a vida de todos?
Um romance em que a culpa e a obsessão andam de mãos dadas com o acaso e a coragem.
«A escrita do Álvaro é capaz de iluminar até um sítio onde faz sempre chuva. Mergulhem em Domínio e nas suas pessoas, que têm tanto de realidade como de conto de fadas.» Rita da Nova
• Álvaro Curia é bookgrammer, bastante conhecido na comunidade literária pela página Literacidades, da qual é co-autor. No Instagram, têm mais de 20 mil seguidores e são uma referência na área.
• Neste romance onde nunca para de chover e são sempre cinco da tarde, a história de duas personagens vai cruzar-se por acaso - e forçar que decisões sejam tomadas. Mas até que ponto estarão eles dispostos a pagar o preço?
• Um romance de estreia arrebatador sobre amores, obsessões, escolhas e libertação.
Álvaro Curia
Filho de mãe brasileira e pai português, diz-se de nacionalidade atlântica com coração portuense. Trabalhou na RTP2, no JN e na Greenpeace, em Amesterdão.
Doutorado em História, ensina cultura e língua portuguesas a estrangeiros, na Universidade do Porto e na Universidade Fernando Pessoa.
Com Ludgero Cardoso, fundou em 2019 o Literacidades, conta no Instagram dedicada aos livros, com conteúdos sobre promoção de hábitos de leitura e divulgação literária. Gosta de temperaturas acima de 40 graus, de São Paulo, de Sevilha e de Lucca, e dos seus três cães: Oliver, Lídia e Lucas.
«Ao fim de poucas páginas, também nós habitamos este romance. Há vida aqui.» José Luís Peixoto.
«Uma chuva teimosa é premissa para um belíssimo romance, uma narrativa muito bem escrita e construída.» Afonso Cruz.
Título: Filhos da Chuva
O autor: Álvaro Curia
Género: Romance Contemporâneo
Nº de páginas: 304
Data de saída: 21 fevereiro de 2024
P.V.P.: 17,90€
Manuscrito - Grupo Editorial Presença