Publicações
Homem e arte como uma só coisa
Assírio & Alvim publica Tal como És: versos e reversos do Ryokan, uma recolha da obra poética do calígrafo e monge nipónico do século XIX.
Traduzindo a partir do japonês, Marta Morais construiu uma antologia que se pretende uma viagem através da obra do monge e poeta Ryokan. Em Tal como És: versos e reversos do Ryokan encontraremos poemas em diálogo com as estações do ano, verdadeiros símbolos biográficos e emocionais. Esta edição bilingue e ilustrada com algumas das caligrafias, pensada como uma narrativa da vida do monge, inclui ainda dois valiosos textos – introdução e posfácio – sobre a evolução da poesia japonesa e a importância da obra deste autor no cânone literário. A poesia de Ryokan é tocada por todas as formas tradicionais japonesas, revelando imagens fortíssimas que aliam um pendor contemplativo aos ensinamentos do budismo zen. Os mais de 400 poemas aqui compilados surgem alinhados em sete partes, de acordo com os momentos mais marcantes da vida do autor.
O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 22 de fevereiro de 2024.
não é que não me dê
com as pessoas deste mundo
simplesmente
sou melhor
a brincar sozinho
SOBRE O LIVRO
Título: Tal como És: versos e reversos do Ryokan
Autor: Ryokan
Seleção, organização e tradução do japonês: Marta Morais
N.º de Páginas: 392
PVP: 22,20€
Coleção: documenta poetica
Ver primeiras páginas
SOBRE O AUTOR
Ryokan
Foi um poeta japonês, nascido em Izumozaki no ano de 1758. Cedo renunciou ao mundo, seguindo os ensinamentos budistas da escola soto. Viveu o resto da sua vida como um eremita, mendigando uma malga de arroz a quem o quisesse ajudar. Nos dias de hoje é conhecido pela sua dedicação às artes, naturalmente interligadas, da poesia e da caligrafia. Depois de uma vida pautada pelos princípios de que nunca se afastou, morreu no início do ano de 1831.