"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Savimbi, Um Homem no Seu Martírio

A extraordinária biografia de Xavier Figueiredo revela quem sempre quis liquidar Jonas Savimbi, o mais carismático líder angolano.

«O MPLA elegeu Jonas Savimbi como adversário temido e quis apagá-lo do seu caminho». Quem o diz é Xavier Figueiredo, renomado jornalista  angolano, no seu novo livro Savimbi, Um Homem no Seu Martírio. Obra que analisa com rigor a vida e a ação político-militar do malogrado líder da UNITA e que tenta repor a verdade e denunciar a destrutiva campanha de propaganda, desinformação de que Savimbi foi alvo. Uma edição Guerra e Paz, que inclui fotografias que ilustram a vida e obra de Savimbi, Savimbi, Um Homem no Seu Martírio conta com prefácio de João Soares, que considera Savimbi «o mais destacado e qualificado dirigente angolano do século XX», e posfácio de Liberty Chiyaka, atual líder da bancada parlamentar da UNITA na Assembleia Nacional Angolana.

Nas páginas do seu novo livro, Savimbi, Um Homem no Seu Martírio, Xavier Figueiredo mostra-nos o homem para além da propaganda. «Julgado com honestidade, Savimbi nunca foi o “bandido” por que o fizeram passar. O manifesto apreço que personalidades de indiscutível clareza moral, como Mandela, tiveram por ele prova-o.»

Na opinião do autor, que baseia a sua tese numa intensa e rigorosa pesquisa, Savimbi tornou-se num alvo a abater pelo MPLA «não pelos crimes a que o associaram, mas pelas suas qualidades e carisma, a sua representatividade política e o prestígio externo que granjeara». Temido, Savimbi foi alvo de uma longa e destrutiva campanha de propaganda, desinformação e ações encobertas de segurança com o objetivo de o desacreditar e isolar. Se não aceitasse o exílio ou a sujeição, como foi o objetivo falhado dessa campanha, o fim último era matá-lo, como viria acontecer em fevereiro de 2002.

Diz-nos Xavier Figueiredo que até mesmo a premeditação da morte de Savimbi teve mão da propaganda. «Para que a sua “morte em combate” não suscitasse empatia, foi como um chefe terrorista da laia de Bin Laden que a sua morte foi apresentada – artifício da propaganda que tirou partido da memória emocional recente dos atentados da Al Qaeda, na América.»

Apesar das denúncias, sublinhadas por João Soares, no prefácio, e por Liberty Chiyaka no posfácio, este livro também nos fala dos defeitos e dos erros que Savimbi, «homem de preponderantes qualidades» cometeu, «como outros grandes da História».

Um livro de grandes revelações, que inclui capítulos da vida íntima e familiar do biografado e um anexo com fotografias, Savimbi, Um Homem no Seu Martírio chega à rede livreira nacional, numa edição Guerra e Paz.

Savimbi, Um Homem no Seu Martírio
Xavier Figueiredo
Não-Ficção / Biografia
312 páginas · 15x23 · 19€
Nas livrarias a 20 de fevereiro de 2024

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,704,203