"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Dia Internacional dos Museus vai apelar à inclusão através da educação

O tema para festejar o Dia Internacional dos Museus é "Museus, Educação e Investigação", convidando a sociedade a "repensar a educação e a imaginar um futuro em que a partilha de conhecimentos transcenda as barreiras, em que a inovação se encontre com a tradição".

© Gerardo Santos / Global Imagens

O Dia Internacional dos Museus vai sublinhar este ano o papel destas instituições culturais na inclusão através de "uma experiência educativa holística", anunciou o Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla em inglês), promotor do evento a nível mundial.

Celebrado tradicionalmente a 18 de maio desde 1997, para reforçar os laços dos museus com a sociedade, através de várias atividades culturais, o dia internacional terá este ano como lema "Museus, Educação e Investigação", segundo o 'site' da instituição.

A sociedade vai ser convidada a "repensar a educação e a imaginar um futuro em que a partilha de conhecimentos transcenda as barreiras, em que a inovação se encontre com a tradição", apelou o ICOM, acrescentando que os museus vão centrar-se em "assegurar uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos".

"Os museus são centros educativos dinâmicos que fomentam a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico. Em 2024, o ICOM reconhece o seu contributo para a investigação, proporcionando uma plataforma para a exploração e a divulgação de novas ideias", salienta ainda o texto sobre a efeméride.

Além da "educação de qualidade", este ano também estarão em foco a "construção de infraestruturas resilientes, promoção da industrialização inclusiva e sustentável, e o fomento da inovação", tendo em conta que, desde a arte à história, ciência e tecnologia, "os museus são espaços vitais onde a educação e a investigação convergem para moldar a nossa compreensão do mundo".

Em 2022, o ICOM aprovou, em reunião magna, a adoção de uma nova definição de museu, alargando a anterior, com 15 anos, aos conceitos de inclusão, sustentabilidade, acessibilidade e diversidade.

O ICOM é a maior organização internacional de museus e de profissionais de museus, criada em 1946, dedicada à preservação e divulgação do património natural e cultural mundial, tangível e intangível, através de orientações de boas práticas, difundidas por comissões nacionais com atividade em 146 países, incluindo Portugal.

Anualmente, mais de 40 mil museus de todo o mundo participaram no evento, segundo o ICOM, organizando programações que envolvem visitas guiadas, concertos, teatro, cinema, abertura dos espaços das reservas, lançamento de livros, recriações históricas e conferências.


por Lusa e Diário de Notícias | 14 de fevereiro de 2024
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,707,645