"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Os Dias de Saturno"

Amor e comida são os ingredientes principais deste romance, em que o cómico e o trágico seguem lado a lado, por entre segredos, acasos e embustes, sempre na busca de quem somos.

É na Lisboa do século XVII, desmedida e faustosa, a fervilhar de vida e infestada de ratoneiros, tabernas, comédias e casas de pasto, que perambulam as personagens deste romance cheio de reviravoltas: entre elas, o poeta satírico Tomás Pinto Brandão, «alfaiate dos costumes», ou o padre Rafael Bluteau, autor do Vocabulário Português e Latino; destacam-se, no entanto, o médico da corte João Curvo Semedo e o mestre cozinheiro Domingos Rodrigues, ambos secretos alquimistas e bons garfos. É certo que as suas experiências arriscadas nem sempre resultam como esperado; e agora, que o cozinheiro agoniza no leito, o seu filho adoptivo, portador de uma estranha marca de nascença, sai à procura de um velho médico e, de caminho, tropeça na rapariga dos seus sonhos... e em sarilhos.

Reflexão sobre o que a vida nos reserva de inescapável, o romance Os Dias de Saturno trata a alquimia das emoções sem nunca esquecer os prazeres da mesa. Galardoado com o Prémio Gourmand na categoria Melhor Livro de História Culinária no ano da sua publicação original, oferece-nos uma leitura realmente deliciosa e intemporal, ao estilo cuidado e imaginativo a que Paulo Moreiras já nos habituou.

«[…] Chego agora quase aos cinquenta anos e é que dou conta de que existe Paulo Moreiras. […] É um divertimento excelente, e toda a gente sabe que quando eu uso a palavra divertimento não é para me referir a coisas menores, antes pelo contrário.»
Ricardo Araújo Pereira, SIC Notícias

«Paulo Moreiras é hoje o mais exímio escritor português vivo cultor do género pícaro no romance.»
Miguel Real, Jornal de Letras

«Moreiras trabalha bem os ambientes, as tensões entre os personagens, a arquitectura da narrativa; este é um romance que vale a pena ler.»
José Riço Direitinho, Revista LER

«Ao rigor da descrição do quotidiano Paulo Moreiras alia um uso da linguagem erudita e popular transformando a leitura num acto de descoberta prazenteiro.»
Rui Lagartinho, Time Out 


Paulo Moreiras
nasceu em agosto de 1969, na cidade de Lourenço Marques, Moçambique.
Em outubro de 1974 aterrou em Portugal. Quis ser desenhador, cientista, inventor, marinheiro, antropólogo, mas não foi nada disso. Perdeu-se muitas vezes e achou-se outras tantas. Erra mais do que acerta, mas não deixa de ser feliz por isso.
Começou na banda desenhada, navegou pela poesia e desaguou no romance com o elogiadíssimo A Demanda de D. Fuas Bragatela (2002). Seguiram-se Os Dias de Saturno (2009), O Ouro dos Corcundas (2011) e A Vida Airada de Dom Perdigote (2023). N’O Caminho do Burro (2021) reuniu os seus melhores contos.
Também escreve sobre gastronomia, com destaque para Elogio da Ginja (2006) e Pão & Vinho – Mil e Uma Histórias de Comer e Beber (2014).
Gosta do que faz e daquilo que quer fazer. 

Romance
232 páginas
17,90 Euros
ISBN: 978-989-661-894-0
1.ª Edição: fevereiro 2024
Casa das Letras
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,540,869