Publicações
Fidelidade lança livro "Uma História de Fidelidade"
A Fidelidade lançou o livro da autoria de Eugénio dos Santos Ramos, ex-administrador da Fidelidade e que tem como editora a Guerra & Paz.
Recordando os últimos 63 anos de história do Grupo Fidelidade, a obra está organizada em cinco períodos temporais, que vão de 1960 a 1974, de 1975 até ao ano de 1989 e das duas décadas seguintes, de 1990 a 1999 e 2000-2009, contando ainda com uma referência à evolução do Grupo ao longo dos últimos 14 anos, até ao ano de 2023, no contexto nacional e internacional.
“Uma História de Fidelidade” percorre realidades diferentes que a seguradora líder em Portugal viveu ao longo destes últimos 63 anos, como o enquadramento corporativo característico do Estado Novo, o processo de nacionalização da atividade seguradora e as posteriores fusões de várias marcas, visando ganhos de dimensão. O livro aborda ainda o movimento de reprivatização, a integração na realidade europeia, a entrada no novo milénio, a unificação de marca e o processo de privatização ocorrido em 2014.
Para Jorge Magalhães Correia, Chairman da Fidelidade, “O Livro que Eugénio Ramos escreveu é muito simples de descrever: permite-nos pensar o futuro não esquecendo as lições do passado. Traz a oportunidade de homenagear aqueles que, ao longo das últimas décadas, deram ao grupo o seu melhor e garantiram o seu desenvolvimento”.
O livro “Uma História de Fidelidade” é o resultado de uma aprofundada pesquisa de fontes documentais da mais diversa natureza, contando com a colaboração de entidades ligadas ao sector, como a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e a Associação Portuguesa de Seguradores, bem como do conjunto de seguradoras que ao longo dos anos vieram a ser integradas no Grupo Fidelidade, e cujo acervo documental é atualmente objeto de tratamento e conservação pela Fidelidade.
Eugénio Ramos nasceu em 1951. Formado em Economia, foi administrador nas Companhias de Seguros Fidelidade, Fidelidade Mundial e Império Bonança de 1994 até ano de 2014.
Sobre a Fidelidade
Fundada em 1808, a Fidelidade é a seguradora líder de mercado em Portugal, nos ramos vida e não vida, com uma quota de 29,6% em 2022, estando presente em Angola, Cabo Verde, Moçambique, Espanha, França, Macau, Perú, Bolívia, Paraguai e Chile. A agência de notação Fitch classificou a Fidelidade com a avaliação ('rating') "A stable (IFS)" e "A -stable (IDR)", notação das mais elevadas no panorama empresarial nacional, destacando a elevada capitalização da Companhia, nomeadamente, o rácio de solvência e a solidez da sua carteira de investimentos.
Com 2,3 milhões de clientes em Portugal e mais de 7 milhões em todo o mundo, a Fidelidade conduz a sua atividade com uma estratégia de “Customer Centric Approach” e, através de uma rede de distribuição e canais de elevada dimensão e capilaridade, garante aos consumidores, uma experiência integrada e personalizada, independentemente do canal utilizado.
A Fidelidade é guiada por valores que a definem desde sempre: experiência, inovação, superação e proximidade e, já este ano, foi reeleita Escolha do Consumidor na categoria de “Seguradoras”, “Marca de Confiança” e Seguradora mais Reputada em Portugal.
Apoiar o desenvolvimento e a construção de uma sociedade sustentável é parte essencial da sua política de Responsabilidade Social, que é consubstanciada no Programa Fidelidade Comunidade, que distingue entidades que trabalham nas áreas do envelhecimento, prevenção em saúde e inclusão de pessoas com deficiência ou incapacidade.
www.fidelidade.pt