"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Sophie Blackall regressa à nostalgia a partir de uma casa em ruínas

Depois de Olá, Farol revelar o modo de vida singular de um faroleiro e da sua família, o novo álbum de Sophie Blackall, autora australiana multipremiada, volta a investigar a passagem do tempo e as memórias, através dos vestígios de uma antiga casa de família, e das doze crianças que aí nasceram e cresceram.

A descoberta das ruínas de uma casa leva a autora a fazer uma espécie de arqueologia de vivência familiar. Através do exame de pedaços de objetos que encontra, ela imagina as relações das pessoas que a habitaram e o seu quotidiano. Os leitores são levados numa visita que percorre as divisões da casa e o tempo de vida dos seus habitantes. Os muitos detalhes e histórias convidam à releitura.

Casa de Família (ed. Fábula), de Sophie Blackall. Tradução de Susana Cardoso Ferreira. Nas livrarias a 19 de fevereiro de 2024. Excerto para leitura aqui.

«Sempre adorei coisas antigas. Especialmente coisas velhas, gastas e remendadas que mostram vestígios de mãos, corações e mentes há muito desaparecidas, coisas que contam histórias. Como uma boneca de porcelana com um braço de madeira esculpido à mão, ou meias cerzidas uma e outra vez, usadas certamente por pés que outrora percorreram muitos quilómetros.

É fácil, então, perceber a minha emoção ao comprar uma velha quinta em cuja casa, que se encontrava em ruínas, tinham nascido e crescido doze crianças – uma casa cheia de restos e fragmentos que me ajudaram a imaginar as vidas vividas dentro das suas paredes.» In Nota da Autora

SINOPSE

Para lá de uma montanha,
no fundo de uma estrada,
à beira de um riacho cintilante
que serpenteia pelos campos,
há uma casa…

Este livro convida-nos a espreitar pelas janelas de uma casa para ficarmos a conhecer (ou imaginarmos) um pouco da história da família que lá viveu durante anos.

Sophie Blackall, autora multipremiada de obras como Olá, Farol! e Se Algum Dia Vieres à Terra, propõe-nos, a cada virar de página, uma visita a um espaço de afetos e histórias que perduram para lá do tempo em que foi habitado. Uma obra bela e nostálgica, para leitores de todas as idades.


A AUTORA

Sophie Blackall é uma artista australiana e ilustradora de livros infantis. Vive e trabalha em Brooklyn, Nova Iorque. Conquistou vários prémios, como o Ezra Jack Keats Award e duas vezes a Medalha Caldecott. Formada em Design, Sophie já ilustrou mais de 30 livros para crianças. O seu trabalho inclui também animação e ilustrações para a imprensa.

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,701,762