"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Sophie Blackall regressa à nostalgia a partir de uma casa em ruínas

Depois de Olá, Farol revelar o modo de vida singular de um faroleiro e da sua família, o novo álbum de Sophie Blackall, autora australiana multipremiada, volta a investigar a passagem do tempo e as memórias, através dos vestígios de uma antiga casa de família, e das doze crianças que aí nasceram e cresceram.

A descoberta das ruínas de uma casa leva a autora a fazer uma espécie de arqueologia de vivência familiar. Através do exame de pedaços de objetos que encontra, ela imagina as relações das pessoas que a habitaram e o seu quotidiano. Os leitores são levados numa visita que percorre as divisões da casa e o tempo de vida dos seus habitantes. Os muitos detalhes e histórias convidam à releitura.

Casa de Família (ed. Fábula), de Sophie Blackall. Tradução de Susana Cardoso Ferreira. Nas livrarias a 19 de fevereiro de 2024. Excerto para leitura aqui.

«Sempre adorei coisas antigas. Especialmente coisas velhas, gastas e remendadas que mostram vestígios de mãos, corações e mentes há muito desaparecidas, coisas que contam histórias. Como uma boneca de porcelana com um braço de madeira esculpido à mão, ou meias cerzidas uma e outra vez, usadas certamente por pés que outrora percorreram muitos quilómetros.

É fácil, então, perceber a minha emoção ao comprar uma velha quinta em cuja casa, que se encontrava em ruínas, tinham nascido e crescido doze crianças – uma casa cheia de restos e fragmentos que me ajudaram a imaginar as vidas vividas dentro das suas paredes.» In Nota da Autora

SINOPSE

Para lá de uma montanha,
no fundo de uma estrada,
à beira de um riacho cintilante
que serpenteia pelos campos,
há uma casa…

Este livro convida-nos a espreitar pelas janelas de uma casa para ficarmos a conhecer (ou imaginarmos) um pouco da história da família que lá viveu durante anos.

Sophie Blackall, autora multipremiada de obras como Olá, Farol! e Se Algum Dia Vieres à Terra, propõe-nos, a cada virar de página, uma visita a um espaço de afetos e histórias que perduram para lá do tempo em que foi habitado. Uma obra bela e nostálgica, para leitores de todas as idades.


A AUTORA

Sophie Blackall é uma artista australiana e ilustradora de livros infantis. Vive e trabalha em Brooklyn, Nova Iorque. Conquistou vários prémios, como o Ezra Jack Keats Award e duas vezes a Medalha Caldecott. Formada em Design, Sophie já ilustrou mais de 30 livros para crianças. O seu trabalho inclui também animação e ilustrações para a imprensa.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,541,687