Notícias
Concurso «Arte pela Democracia» 2024
Estão abertas até 20 de março as candidaturas ao programa de apoio «Arte pela Democracia», promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e pela Direção-Geral das Artes (DGARTES) para fomentar projetos que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.
O concurso atribuirá um milhão de euros a iniciativas nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes de rua e cruzamento disciplinar, nos domínios artísticos da criação, programação, circulação nacional, ações estratégicas de mediação e edição. Está contemplada a possibilidade de candidatura de projetos para reposição.
Os projetos serão executados maioritariamente no território nacional, até ao limite de 18 meses no período entre 1 de julho de 2024 e 31 de dezembro de 2025.
As informações detalhadas sobre o regulamento podem ser consultadas no Balcão Artes.
Projetos apoiados em 2023 promovem arte em todo o país
O primeiro concurso deste Programa de Apoio em Parceria, lançado em 2023, teve igualmente uma dotação orçamental de um milhão de euros.
Selecionou um total de 45 projetos, que estão em curso por todo o país, integrados nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Os projetos vencedores podem ser consultados em 50anos25abril.pt/arte-pela-democracia. Os próximos eventos estão disponíveis em https://agenda.50anos25abril.pt/
Reflexão sobre democracia, cidadania e igualdade
Esta linha concursal foi criada com o objetivo de fomentar projetos que evoquem e celebrem a Revolução de 25 de Abril promovendo a reflexão crítica sobre os valores da democracia, cidadania e igualdade.
Pretende-se incentivar a participação da população mais jovem e promover a inclusão e pluralidade de intervenientes e espetadores, nomeadamente, fomentando a interação entre gerações através da partilha das memórias daqueles que viveram em ditadura.