"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

50 Anos de Abril no Algarve, um livro de Ramiro Santos

Como era o Algarve há 50 anos? Quem foram os principais protagonistas de uma revolução tranquila que mudou o Algarve como nunca tinha acontecido em toda a sua história?

Como têm sido, desde então, as cinco décadas de realizações e sonhos, ilusões e desenganos, alegrias e esperanças frustradas na região? As respostas para estas e outras questões estão no livro 50 Anos de Abril no Algarve que reúne crónicas do jornalista Ramiro Santos, reescritas e enriquecidas por testemunhos e análise histórica que contextualizam os principais factos que marcaram o último meio século no Algarve. Do conturbado período da revolução e pós-revolucionário, passando pela adesão à União Europeia, a ascensão de Cavaco Silva, a troika, a geringonça, a pandemia, 2023 e o futuro. Tudo cabe em 50 Anos de Abril no Algarve, livro que chega à rede livreira nacional com a chancela da Guerra e Paz Editores.

Nas páginas do seu novo livro, 50 Anos de Abril no Algarve, o jornalista algarvio Ramiro Santos dá-nos a conhecer as figuras que lideraram o processo de organização dos partidos políticos no pós-25 de Abril, a assistir à tomada do governo civil de Faro, diz-nos quem esteve por detrás da ascensão política de Cavaco Silva, e leva-nos a saber quais foram os «planos da pólvora» de Álvaro Cunhal.

Nesta viagem pelo Algarve das últimas décadas, o leitor é também convidado a recordar os casos mediáticos que puseram os holofotes na região: os duelos políticos do Verão algarvio e outras histórias, o gangue de Raposinho, o atentado de Montechoro, a última etapa de Joaquim Agostinho e o caso Maddie. Um corridinho de notícias, cuidadosamente analisadas e contextualizadas, em que cabem memórias e testemunhos de figuras com a dimensão humana de Carlos Brito, Teresa Rita Lopes, André Jordan e Margarida Tengarrinha, sem esquecer Joaquim Magalhães, A. Ramos Rosa, Cabrita Neto e Joaquim Vairinhos.

No ano em que se celebra meio século de liberdade em Portugal, o autor convida-nos ainda a revisitar O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge, tomando o caminho da pequena aldeia do barrocal algarvio que viu chegar os soldados de Abril num misto de incredulidade e de espanto, incapazes de entenderem o que se passava à frente dos seus olhos. José Maria, o cantoneiro, disse: «Ninguém se liberta de nada se não se quiser libertar.»

50 Anos de Abril no Algarve
Ramiro Santos
Não-Ficção / História
272 páginas · 15x23 · 17€
Nas livrarias a 6 de fevereiro de 2024

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,704,459