"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Olá! Então, Como Vais? A biografia de Tozé Brito

Músico, intérprete, compositor, autor, produtor e editor, Tozé Brito é um dos nomes maiores da História da música portuguesa. 

Mas o que nos falta saber sobre a vida deste homem que produziu dezenas de álbuns que marcaram gerações e que tem um número record de participações no Festival da Canção? No livro Olá! Então, Como Vais?, Horácio Piriquito, jornalista, gestor e empreendedor em vários projectos nas áreas de media, diz-nos tudo sobre o «pai das Doce» numa interessante e abrangente biografia baseada em entrevistas pessoais. Da infância ao despertar para a música, aos bastidores e histórias de estrada, esta biografia conta com muitas citações e fotografias do biografado, numa história contada a duas vozes. Olá! Então, Como Vais? chega à rede livreira nacional, numa edição Guerra e Paz que celebra uma lenda viva das canções.

Tudo começou com uma viola, no Porto, aos 15 anos, no grupo Pop Five. Despertava assim um dos mais prolíferos cantautores, compositores, produtores e editores portugueses, Tozé Brito. No livro que agora Horácio Piriquito nos apresenta, ficamos a conhecer a vida e obra do homem que marca a cultura pop portuguesa do século XX.

Em 1969, com 18 anos, e a convite de José Cid, mudou-se para Lisboa, para ser o viola baixo da icónica banda Quarteto 1111, responsável por 10.000 anos depois entre Vénus e Marte um dos mais conceituados álbuns da história do rock psicadélico.

Viveu em Londres, ainda durante a ditadura, para escapar à Guerra Colonial. Cantou nos Green Windows, lançou os Gemini e criou o fenómeno Doce. Chamam-lhe o senhor Festival porque esteve presente em 12 festivais da canção como intérprete, compositor e autor.

Mais tarde, deixaria os palcos e optou pela gestão de grandes multinacionais: Polygram, BMG e Universal. Lançou, durante três décadas, grande parte dos maiores nomes da música portuguesa. Produziu dezenas de álbuns, de Carlos Paredes às Doce, passando por Paulo de Carvalho ou José Cid. Assumiu-se ainda como empreendedor com projectos próprios na indústria discográfica e integra hoje a administração da Sociedade Portuguesa de Autores.

Olá! Então, Como Vais?
Horácio Piriquito
Não-Ficção / Biografia
136 páginas · 15x23 · 17,00 €
Nas livrarias a 6 de fevereiro de 2024
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,365,125