"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Onde Está a Felicidade?

Originalmente publicado em 1856, Onde Está a Felicidade?, o primeiro grande romance de Camilo Castelo Branco, e um dos mais surpreendentes do autor português, é por vezes classificado como um «retrato da sociedade portuguesa» da época, mas na verdade o tema do livro é outro: a insatisfação e a inquietação existenciais.

E sim, Camilo, não sem um grão de ironia, revela mesmo onde está a felicidade. Cabe ao leitor descobri-la, com as devidas cautelas. É que segundo o autor, «os romances fazem mal a muita gente». Uma edição da reconhecida coleção de clássicos da Guerra e Paz, que inclui textos complementares que ajudam o leitor contemporâneo a enquadrar o romance na sua época e na história da literatura, Onde Está a Felicidade? chega à rede livreira nacional no dia 6 de fevereiro de 2024.

Pode parecer que o tema de Onde Está a Felicidade? é a crítica social ao cortejo de ambições, à hipocrisia moral e à frivolidade da classe alta, representada por Guilherme, um rico proprietário, em contraste com Augusta, uma modesta costureira de suspensórios de homem, que se torna sua amante. Mas, no fundo, a insatisfação é o tema central da obra. Quer Guilherme e Augusta, quer o poeta, personagem autobiográfico que se torna uma peça chave na trama, exprimem e testemunham uma profunda insatisfação existencial e espiritual.

As questões materiais são, no mínimo, secundarizadas por Camilo, sendo a felicidade, o romance, a poesia e a literatura os motores de uma busca ética e estética que desemboca quase sempre no ceticismo. Atento, Teixeira de Pascoaes sublinha essa busca de Camilo em O Penitente, quando diz que a cara do autor de Onde Está a Felicidade? é muito mais a de Dostoévski do que a de Balzac ou Victor Hugo.

Brilhante, a forma como Camilo discorre sobre os conceitos filosóficos à medida que vai alimentando a trama, foi aplaudida por Jorge de Sena que considerou este um romance de «subtil complexidade».

Onde Está a Felicidade? estará disponível na rede livreira nacional, numa edição incluída na coleção de clássicos da Guerra e Paz que incluí uma nota introdutória do editor, Manuel S. Fonseca, um capítulo da biografia O Romance do Romancista, de Alberto Pimentel, e um texto de Camilo, retirado de Os Anos de Prosa, sobre o poeta sem nome, central neste romance. 

Clássicos Guerra e Paz
Onde Está a Felicidade?
Camilo Castelo Branco
Ficção / Romance
280 páginas · 15x23 · 16,00 €

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,705,015