Notícias
EXERCÍCIO “SISMEX 2005”
No âmbito do “Projecto de Acção Educativa – VIVER SEGURANÇA” da Câmara Municipal de Portimão para o ano lectivo 2004/2005, e na sequência das acções que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito da Protecção Civil, vai realizar-se, dia 30 de Maio a partir das 10h00 na Escola EB 1 Major David Neto, o Exercício “SISMEX 2005”.
EXERCÍCIO “SISMEX 2005”
No âmbito do “Projecto de Acção Educativa – VIVER SEGURANÇA” da Câmara Municipal de Portimão para o ano lectivo 2004/2005, e na sequência das acções que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito da Protecção Civil, vai realizar-se, no próxima segunda-feira, dia 30 de Maio, a partir das 10h00, na Escola EB 1 Major David Neto, o Exercício “SISMEX 2005”.
Para além de sensibilizar a comunidade escolar para as questões da Segurança e desenvolver procedimentos de planeamento, coordenação e conduta que melhorem a segurança nas escolas, é também objectivo deste exercício treinar e avaliar a capacidade de intervenção dos Agentes de Protecção Civil locais face a eventuais situações de emergência.
Este simulacro irá desenvolver-se tendo como cenário a ocorrência de um sismo muito forte, que provocará danos significativos na Escola, onde se encontram um elevado número de alunos, funcionários e professores.
Para além Escola EB 1 Major David Neto, este exercício conta com a participação dos Bombeiros Voluntários de Portimão, da Policia de Segurança Pública e da Autoridade de Saúde.
Refira-se que com o objectivo de dar maior realismo às acções de socorro a desenvolver face ao cenário criado, entre as 10H00 e as 11H00, haverá movimentação de viaturas dos Bombeiros, Ambulâncias e Forças de Segurança em algumas artérias da cidade. Tal facto não deve, portanto, inquietar a população.
Esclarece-se ainda que a realização deste Exercício não está de modo algum relacionada com o conhecimento ou previsão de ocorrência de qualquer sismo ou catástrofe.
Exercício “ Sismex 2005”
Cenário
O dia 30 de Maio amanheceu com o céu pouco nublado e com vento moderado do quadrante Norte.
Pelas 10.00 horas, registou-se na área de Portimão, um abalo sísmico muito forte que atingiu uma intensidade de VI a VII na Escala de Mercalli Modificada, causando danos significativos em alguns edifícios, nomeadamente rachas nas paredes, queda de estuques e de candeeiros de tecto e outros objectos que se encontravam sobre os móveis e outras superfícies elevadas, vidros partidos e estragos ligeiros nas estruturas dos edifícios, especialmente dos mais antigos.
As Escolas, que se encontravam a funcionar normalmente, também sofreram danos diversos, sendo a situação particularmente grave na Escola EB 1 Major David Neto, onde ruiu uma parede de uma sala de aula (Sala 8 – Edifício 1) que atingiu alguns alunos e se verificou uma fuga no sistema de abastecimento de gás, causando um incêndio na zona das cozinhas.
Existem 6 feridos, 2 dos quais, devido às lesões sofridas, não foi possível evacuar e permanecem na sala referida.
O Instituto de Meteorologia e Geofísica informou que tinha registado um sismo, com epicentro no mar, 60 Km a Sul de Portimão, com uma magnitude de 5,5 na Escala de Richter e referiu a possibilidade de ocorrerem réplicas durante as próximas horas.
Face à situação, o Presidente da Câmara determinou o desencadeamento do Plano Municipal de Emergência e a activação do Centro Municipal de Operações de Emergência de Protecção Civil (CMOEPC), tendo em vista assegurar a direcção e coordenação das operações de emergência para fazer face à situação existente e preparar formas de minimizar as consequências de eventuais réplicas. (CPX)
Informou do facto o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.