Notícias
CAMPANHA ARQUEOLÓGICA SUBAQUÁTICA NO RIO ARADE
Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática e Museu Municipal de Portimão promovem missão ProArade 2005
Decorre até ao próximo dia 31 de Julho, no estuário do Rio Arade, em Portimão, a Missão ProArade 2005, uma intervenção na área da arqueologia náutica e subaquática, que tem como objectivo concluir a escavação, o registo, a desmontagem e a recuperação da totalidade das madeiras do casco do navio Arade 1, localizado em 2001.
A participação do Museu Municipal de Portimão neste projecto insere-se no âmbito do Protocolo de Cooperação celebrado entre o Instituto Português de Arqueologia (IPA), o Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS) e a Câmara Municipal de Portimão/Museu Municipal de Portimão (MMP) tendo em vista a cooperação na execução dos trabalhos de campo e na futura musealização dos Barcos do Arade, a exibir no futuro Museu de Portimão (em construção, com abertura prevista para 2006).
O Museu Municipal de Portimão promove, desta forma, a investigação na área da arqueologia náutica e subaquática, e assume a sua missão social e cultural, na divulgação museológica e na valorização pública deste património no seu contexto territorial mais próximo.
Recorde-se que foi na década de 70, na sequência das dragagens no Rio Arade, que foram interceptadas duas estruturas de navios de madeira tendo sido designadas por Arade 1 e Arade 2. Para além de ser o achado arqueológico mais significativo do rio que banha Portimão, o Arade 1, datado da segunda metade do séc. XV / primeira metade do séc. XVI, é uma das mais antigas embarcações detectadas em águas portuguesas assumindo, por isso, uma grande importância no âmbito da arqueologia naval ibérica.
No entanto, e apesar de toda a atenção dispensada ao achado, alguns anos depois da sua descoberta, já muito desconjuntado, o Arade 1 voltou a desaparecer, sem ter sido alvo de qualquer intervenção arqueológica.
No verão de 2001, o CNANS e o IPA em colaboração com o Grupo de Estudos Oceânicos e o MMP realizaram uma campanha de prospecção inserida no projecto Pro Arade, com o objectivo de reconhecer várias áreas arqueologicamente sensíveis e a relocalização dos navios de madeira descobertos em 1970, tendo sido localizados, no dia 1 de Agosto de 2001, destroços de um navio de casco liso, o qual se associou de imediato o navio Arade1 de 1970.
A intervenção ProArade 2005, iniciada no passado dia 16 de Maio, é coordenada por Vanessa Loureiro, em co-coordenação com João Alves (CNANS) e Cristovão Fonseca (MMP), conta com a assessoria técnica de Eric Rieth do Museu da Marinha da Universidade de Paris, e de Francisco Alves, Director do CNANS, além dos assistentes do arqueólogo Miguel Aleluia e Emanuel Perez (CNANS) e dos técnicos de arqueologia Rui Nicolau, Nuno Silva (MMP) e da técnica de conservação e restauro Andreia Machado do (MMP).
Os interessados em obter informações mais detalhadas sobre este projecto deverão entrar em contacto com Vanessa Loureiro (91 6960039) do CNANS, ou com Cristovão Fonseca ( 96 9787201/96 6817424) do MMP.