"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Exposição "Animal Farm" de João Maria Gusmão leva odisseia visual a Nova Iorque

Uma exposição de João Maria Gusmão que convida a uma “odisseia visual” através de filmes que abordam enigmas metafísicos do humano e não-humano é inaugurada na sexta-feira no espaço 99 Canal, em Nova Iorque.  

Intitulada “Animal Farm”, esta primeira exposição individual de João Maria Gusmão em Nova Iorque, após quase duas décadas de colaboração com o artista Pedro Paiva, ficará no 99 Canal até 03 de março e terá uma segunda apresentação em Lisboa, em maio, segundo a Galeria Zé dos Bois (ZDB).

Através de mais de uma dúzia de novas projeções em película de 16 mm, o público é convidado a explorar “as mais recentes conquistas de uma longa investigação sobre meios analógicos e conceitos analógicos”, numa “viagem zoopoética em direção a um distanciamento ecológico da paisagem rural extrativista”, segundo um comunicado da ZDB, responsável pela produção.

Para este projeto – cuja apresentação tem curadoria de Marco Bene - João Maria Gusmão criou uma abordagem distinta ao seu trabalho, “moldando as instâncias de contemplação estética e ancorando-as na cadência circadiana da metrópole”.

Ao mesmo tempo que o compara com o tema do conto homónimo de George Orwell (1903-1950), o artista português apresenta um enigma estruturalista: “A natureza espetral do meio cinematográfico, apontando-nos para uma fenomenologia estranha; uma espécie de assombração - o estudo da natureza do que se situa entre o ser e o não-ser entre as criaturas domesticadas e selvagens do rancho”.

Ao longo dos últimos vinte anos, João Maria Gusmão, nascido em Lisboa em 1979, tem desenvolvido um conjunto de práticas que vão do cinema experimental à fotografia, passando pela escultura e pelo desenho, e que se estendem à literatura, à curadoria de exposições e à edição.

A investigação de Gusmão situa-se na encruzilhada entre uma reflexão metafísica sobre a estética da fotografia e do cinema primitivo, uma análise conceptual do meio analógico, o renascimento de certas experiências modernistas na literatura e correntes particulares da filosofia contemporânea.

A sua obra integra várias coleções de museus internacionais, entre os quais o Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Espanha, o Centro Georges Pompidou, em França, a galeria Tate Modern, no Reino Unido, o Philadelphia Museum of Art, nos Estados Unidos, o Nouveau Musée National do Mónaco e o Museu de Serralves, no Porto.

Além da colaboração com Pedro Paiva, Gusmão tem estabelecido parcerias de longa data com outros agentes do campo da arte contemporânea, criando conteúdos e material escrito para projetos com o curador Natxo Checa e ZDB, e colaborando com artistas como Alexandre Estrela, Mattia Denisse e Gonçalo Pena.

 


Fonte: LUSA | 29 de janeiro de 2024

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,707,637