"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mação integra projeto cultural ‘Experimenta Paisagem’

O projeto cultural ‘Experimenta Paisagem – Landscape Together’, financiado em um milhão de euros pela Comissão Europeia e resultante dos incêndios de 2017 que afetaram a região do Pinhal Interior, vai estender-se a Mação (Santarém).

Cerimónia de assinatura do protocolo entre Mação e o Museu Experimenta a Paisagem (MEP) © CM Mação

“No dia 26 [sexta-feira] vamos ter a cerimónia de assinatura do protocolo entre Mação e o Museu Experimenta a Paisagem (MEP), mais em concreto na entrada deste projeto que é o 'Landscape Together', financiado pela Europa Criativa, e que no fundo é uma oportunidade única de concretizar várias dimensões culturais do MEP”, disse hoje à Lusa Marta Aguiar, do escritório Marques de Aguiar (MAG), promotor do projeto que nasceu no âmbito do programa de revitalização das comunidades por intermédio da cultura.

A responsável salientou que o projeto vai ter este ano “o primeiro evento totalmente dedicado à programação cultural e ao desenvolvimento de programas educativos e de aprendizagem”, onde se incluí o município de Mação, em parceria com estabelecimentos escolares e educativos, a par das residências artísticas, roteiros culturais e oficinas de trabalho formativo previstas para os seis municípios do interior da região Centro que passam a integrar o projeto.

Aos três municípios inicialmente envolvidos numa ideia desenvolvida pelo escritório de arquitetura Marques de Aguiar a partir de 2019 em territórios rurais afetados pelos incêndios (Oleiros, Sertã e Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco), juntaram-se em 2023 os municípios de Pedrógão Grande (Leiria) e Idanha-a-Nova (Castelo Branco), a que se segue Mação (Santarém), com o protocolo de colaboração a ser firmado na sexta-feira.

“A entrada do município de Mação é fundamental e é estratégica, porque Mação tem sido pioneiro no trabalho e na relação com o território e com a floresta, sobretudo nesta questão que são os incêndios. E de facto, o ‘Museu Experimenta Paisagem’ nasce a partir de uma resposta aos incêndios, porque o projeto piloto 2019-2020 foi desde início pensado como uma resposta mesmo direta, financiada pela DGArtes e com os municípios de Proença, Oleiros e Sertã, à tragédia que foram os incêndios de 2017, e Mação, de facto, está no centro das estratégias de desenvolvimento fortíssimo de transformação da floresta e do território”, notou.

Marta Aguiar realçou que o projeto ‘Landscape Together’ dá seguimento ao ‘Experimenta Paisagem’, que deixou obras de arte permanentes em diálogo com as paisagens dos territórios, promovendo a “usufruição de arte contemporânea e da paisagem cultural”, e que até 2026 vai ter duas novas obras de arte na paisagem da região Centro, depois das cinco já integradas nos primeiros roteiros do MEP – o Roteiro da Cortiçada e o Roteiro nas Linhas de Água.

“Vamos ter nos próximos anos mais duas obras de arte na paisagem, permanentes, uma em Pedrógão Grande, mais concretamente nas Atalaias, que já está a ser desenvolvida pelo estúdio alemão KHBT, outra em Salvaterra do Extremo, em Idanha-a-Nova, que também já está a ser desenvolvida pelo atelier Yok Yok, francês”, indicou.

Em ambos os casos, com curadoria da MAG, “cada obra de arte é desenhada especificamente para um lugar escolhido na paisagem e, sobretudo, sempre com o envolvimento das pessoas daquele lugar, com os habitantes, empresas, equipas dos municípios, dos museus, e um grande envolvimento desde o desenvolvimento da ideia até à instalação, e, agora, também já com o envolvimento na forma de programação”, salientou Marta Aguiar.

Até 2026, os municípios que integram o projeto vão ser palco de um conjunto de eventos que vão promover e incluir as comunidades envolvidas, numa ideia que dá seguimento ao ‘Experimenta Paisagem’, e que deixou obras de arte permanentes em diálogo com as paisagens dos territórios, promovendo a “usufruição de arte contemporânea e da paisagem cultural”.

Entre 2024 e 2026, o município de Mação “participa e colabora na programação”, com a participação de alunos e professores e de equipas municipais em “workshops de formação para a dinamização do MEP e em eventos de usufruição das obras e da paisagem com performances, artes plásticas e digitais”.

O MEP - Museu Experimenta Paisagem, “um museu aberto e sem paredes no centro interior de Portugal”, assenta numa “estratégia de desenvolvimento da região com os habitantes e as empresas”, com o “objetivo a longo prazo de promover o desenvolvimento integrado e sustentável do interior”.

 


Fonte: LUSA | 25 de janeiro de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
98,989,528