"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Albergaria-a-Velha avança com centro arqueológico no Monte de São Julião

O vice-presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, Delfim Bismarck, revelou que vai ser criado um centro de Arqueologia no Monte de São Julião.

O projeto resulta de uma parceria do Município de Albergaria-a-Velha com o Centro de Arqueologia de Arouca, a Associação BioLiving e a Loci Studio.

O objetivo é que venha a ser “um espaço de fruição para a comunidade, valorizando o património arqueológico, ambiental e paisagístico”.

O centro pedagógico incluirá a musealização do espaço arqueológico do Monte de São Julião, uma rede de percursos com sinalética a explicar os valores do sítio e um miradouro.

Completam o projeto um espaço de clareira para recreio e lazer, uma zona de receção, sanitários e estacionamento.

A criação do Centro surge na sequência das várias escavações arqueológicas do Monte de São Julião, que revelaram vestígios de diferentes épocas.

Estão identificados elementos de ocupação pré-histórica (a mamoa) e um povoado dos finais da Idade do Bronze, mais precisamente a muralha ou estrutura de delimitação, e utensílios de uso doméstico.

Na mesma área, mas já do século XIX, foi ainda identificado um posto de telegrafia ótico (telégrafo militar).

O projeto compreende ainda uma vertente de regeneração e proteção ambiental, já que no Monte de São Julião foram identificadas dezanove espécies de flora nativa e cinco de flora exótica.

Segundo a autarquia, o objetivo é limpar a área das plantas invasoras e promover a plantação de espécies nativas, como o sobreiro, carvalho, carvalhiça, castanheiro, medronheiro ou o sanguinho-de-água.

É ainda referida a presença de invertebrados, répteis, anfíbios, aves, mamíferos não voadores e mamíferos voadores (morcegos).

Para proceder à recuperação ecológica do local, o Município de Albergaria-a-Velha e a Associação BioLiving vão promover uma ação de voluntariado em fevereiro e março.

Os trabalhos consistem em remover e controlar o crescimento de eucaliptos e de espécies exóticas e invasoras, seguindo-se a regeneração natural e a plantação de espécies autóctones.


Fonte: LUSA | 23 de janeiro de 2023

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,706,778