Publicações
Os mitos nossos de cada dia
Da premiada autora argentina Ana María Shua, chega um compêndio, com ilustrações fantásticas de João Moreno, para leitores jovens e adultos, que constitui uma excelente introdução à mitologia grega.
No início era o Caos. Depois, nasceram as histórias que cada geração vai contando e recontando. Os mitos estão na linguagem, nos livros, nos filmes, em toda a arte e no nosso quotidiano.
Deuses e Heróis da Mitologia Grega (ed. Fábula), de Ana María Shua e João Moreno. Tradução de Artur Guerra. Nas livrarias a 05 de fevereiro. Excerto para leitura aqui.
«OUTRA VEZ OS MITOS GREGOS?
E outra. E outra. Sempre os mitos gregos (e os romanos, que são mais ou menos os mesmos, mas com outros nomes). Porque são estranhos e maravilhosos, mas também familiares e próximos. Porque estão vivos. Porque continuamos a falar deles, porque os temos incorporados na língua (não se costuma dizer que um homem muito forte parece um hércules?, as palavras Eros ou Vénus não continuam a evocar o amor e o desejo?), porque são a fonte de que nós, escritores, guionistas de cinema, inventores de histórias do mundo inteiro, e também pintores, arquitetos e músicos, nos continuamos a alimentar. Nos desenhos animados, nos filmes de aventuras, nas estátuas e nos edifícios, os mitos gregos e romanos estão presentes e saúdam?nos (ou perseguem?nos) todos os dias.» In Prefácio
SINOPSE
Os mitos gregos continuam a resistir ao passar do tempo. Em várias épocas, serviram de inspiração a pensadores e artistas, e ainda hoje fascinam as novas gerações. Da literatura ao teatro, da dança ao cinema, da pintura à arquitetura, dos videojogos à publicidade, a mitologia é omnipresente e um legado cultural importante da Europa para o mundo.
Nesta obra, a autora premiada Ana María Shua leva-nos à descoberta de alguns dos mitos gregos mais conhecidos e apresenta uma galeria de heróis com qualidades extraordinárias e características de simples mortais — virtuosos, vingativos, humildes, cruéis, justos, dissimulados, fracos, corajosos... Mais do que todo-poderosos, estes apresentam-se como personagens falíveis que lutam, embora nem sempre saiam vencedores, e que ousam, nem sempre alcançando os seus objetivos. Mas de todos se pode extrair um ensinamento para a vida terrena. Um livro fascinante para leitores de todas as idades.
A AUTORA
Ana María Shua nasceu em 1951, em Buenos Aires, onde estudou Literatura e trabalhou como publicitária e jornalista. Já recebeu importantes prémios literários, mas o reconhecimento da qualidade da sua obra também advém do grande sucesso que os seus livros conquistaram na América Latina, em Espanha e na Coreia do Sul.Em 2016, recebeu o primeiro Prémio Ibero-Americano Juan José Arreola, na categoria de minificção, e a presidente das Mães da Praça de Maio, Estela de Carlotto, concedeu-lhe o Prémio Democracia na Literatura. Em 2022, tornou-se membro honorário da Associação Americana de Professores de Espanhol e Português.
O ILUSTRADOR
João Moreno nasceu em 1969, no Porto. Ainda em criança, foi para Lisboa, onde viveu até 1986, ano em que rumou ao Luxemburgo, tendo partido um ano depois para a Bélgica, onde permaneceu durante oito anos. Estudou Ilustração na ERA Saint-Luc e Desenho na ENSAV La Cambre, ambas em Bruxelas. Regressou a Portugal em 1994. Atualmente, reparte a sua atividade profissional entre o ensino do Desenho e da História da Arte, o grafismo, a ilustração, o urbansketching e o design e restauro de aparelhos vintage de alta-fidelidade.