Publicações
A política é coisa de crianças
É de pequenino que se aprende a cidadania participativa. Em pleno clima pré-eleitoral, este guia procura explicar conceitos fundamentais e ajuda os mais novos a compreender que a política não é algo distante, mas sim a base da vida em sociedade.
As origens da política, a diferença entre Estado e Governo, a divisão dos poderes, os diferentes regimes, as eleições, as liberdades fundamentais e os direitos universais: um guia para crianças, pais e professores, que procura despertar os mais novos para a importância da participação e da defesa dos valores democráticos.
Política para crianças (ed. Booksmile), de Mafalda Cordeiro e Rita Antunes. Nas livrarias a 05 de fevereiro. Excerto para leitura aqui.
SINOPSE
Todos os dias se fala de política. Afinal de contas, porque é que é assim tão importante?
A política pode parecer coisa de adultos, mas está mais perto de ti do que imaginas. Na tua escola, por exemplo, e até na tua turma. E influencia o teu dia a dia, desde os teus professores, àquilo que comes na cantina, e até à matéria que aprendes nas aulas.
Neste livro, vais aprender o que é a política, como se formam governos, a importância do voto e como a tua participação na sociedade pode influenciar o teu futuro. Inclui ainda atividades e desafios para praticares aquilo que fores descobrindo com os teus amigos e família!
Um livro para aprender que a política é essencial para a cidadania participativa!
A AUTORA
Mafalda Cordeiro nasceu na primavera de 1978. Apaixonada pela escrita e por histórias, começou na televisão a dar vida às mais diversas personagens de ficção em séries, filmes e telenovelas. Mas o amor pelos livros falou mais alto e é entre livros infantis que se sente mais feliz, seja a contá-los aos mais novos, em especial aos filhos, a escrevê-los ou a dinamizar oficinas de escrita criativa para crianças. É licenciada em comunicação e tem uma pós-graduação em livro infantil.
A ILUSTRADORA
Rita Antunes é designer gráfica e ilustradora. Vive em Lisboa desde sempre e começou a trabalhar na área da comunicação em 1996 - em diversas agências de design até 2010, e como freelancer desde então. Tem-se dedicado, em particular, à área da ilustração, infantil e juvenil, em colaboração com os mais variados autores.