"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Fazer poesia da tortura interior

Assírio & Alvim publica Sonhos Cercados, uma antologia bilingue de Émile Nelligan. Um acontecimento literário no panorama nacional. 

Com seleção, apresentação e tradução de Diogo Paiva, Sonhos Cercados segue uma ordem cronológica, «com o propósito de traçar a rarefação do pensamento do poeta, o desarrazoamento progressivo dos seu versos». Génio demoníaco, perseguido por vozes e visões, relegado ao isolamento, Émile Nelligan assinou uma obra curta, mas intensa: ligada ao simbolismo, mas com matizes de uma modernidade rara na poesia canadiana do seu tempo. Os seus dezanove anos ditam o fim da sua obra e liberdade, no momento em que é internado a pedido do pai. Por lá, consta, continuou a escrever versos ilegíveis, recitando às visitas os seus poemas mais antigos, precisamente estes que são dados a ler no presente volume.

O livro já se encontra disponível online e nas livrarias.

Solto lentamente os dedos das minhas neuroses,
Carregados dos anéis negros dos meus desgostos mundanos,
Sobre o escuro teclado da vida e das coisas.


SOBRE O LIVRO

Sonhos Cercados
Sonhos Cercados é uma recolha de poemas de Émile Nelligan, poeta que ficaria conhecido como «o Rimbaud do Canadá». Os contornos da sua doença mental e o rumo que deram à sua vida marcarão fortemente esta poesia sombria, povoada de seres espectrais e cenários góticos. É neste contexto que virá a ser lido e admirado nos anos seguintes, tornando-se uma figura de culto na poesia canadiana, inspirando, a título de exemplo, autores como a poeta Anne Carson, que o traduziu.

Ver primeiras páginas  

Título: Sonhos Cercados
Autor: Émile Nelligan
Seleção, apresentação e tradução: Diogo Paiva
N.º de Páginas: 136
PVP: 15,50€
Coleção: documenta poetica 

SOBRE O AUTOR

Émile Nelligan
Foi um poeta canadiano nascido em Montreal, a 24 de dezembro de 1879. Largou cedo a escola, depois de um retumbante chumbo nos exames escolares, decisão que não agradou a seus pais. Em 1898 parte, como marinheiro, numa viagem de dois meses até Liverpool, que influenciará a sua obra. Mas é no regresso que Nelligan começa a travar conhecimento com algumas figuras da poesia canadiana, de fortes influências simbolistas, ligadas à Escola Literária de Montreal. Em 1899 o seu estado mental começa a agravar-se paulatinamente: primeiro, após uma crítica de um jornalista a um dos seus poemas; mais tarde, depois da euforia causada pela leitura pública de «A romança do vinho». É internado em agosto desse mesmo ano no asilo de Saint-Benoît-Labre. Aí morreu a 18 de novembro de 1941. 

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,703,086