"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O clássico que retrata a máfia siciliana

Onde o medo domina, todos se calam. O mais importante romance de um dos maiores autores italianos do século XX.

Sinopse

Sicília, década de 1960. Numa pequena cidade, o capitão Bellodi, reto e honesto, republicano e antifascista, investiga uma série de crimes, em especial o assassínio de um homem dentro de um autocarro. As pistas são parcas, mas parecem todas apontar para uma única direção: a máfia. Entre o silêncio dos que assistiram àquela morte, mas parecem nada ter visto, e a rede de ligações entre a cosa nostra e algumas das figuras mais poderosas da região, Bellodi, obstinado e temerário, insiste em tentar passar para o outro lado da enorme e densa cortina de fumo que envolve o crime. Porém, parece que nenhuma das suas estratégias consegue provar quem são os verdadeiros culpados.

Naquele que se tornou o romance mais lido do autor, Leonardo Sciascia parte de um caso real para nos dar um quadro vivo da máfia - e dos anos pós-fascismo em Itália -, mostrando-nos as suas verdadeiras consequências morais, afetivas e estruturais. O Dia da Coruja é hoje um clássico em que a ironia e a elegância da escrita não escondem a permanente busca do autor pela dignidade e liberdade humanas. 

Críticas

«A melhor e mais inteligente história detetivesca que já lemos. O romance ideal para conhecer este autor clássico italiano.»The Daily Telegraph

«Tão fluida quanto bela, a escrita deste livro parece ter sido pensada para se tornar um antídoto para o pacto de silêncio então instalado no país - um antídoto para o próprio autor e para as suas personagens. Não é apenas uma história sobre crime: é sobre verdade, solidão e pertença.»The Observer

Autor

Leonardo Sciascia. Nascido em Racalmuto, na Sicília, em 1921, Leonardo Sciascia ficou na história como um dos mais importantes autores italianos do século XX. Os seus romances são claramente marcados pelo ambiente de corrupção política e convulsões sociais que assolaram a Itália daqueles anos e constituem, no seu conjunto, uma fina e acutilante crítica de época.

Além da escrita, Leonardo Sciascia havia também de pisar a arena política, no Parlamento Italiano e no Europeu, após ter sido Conselheiro Municipal de Palermo. Depois da sua morte, em 1989, O Dia da Coruja, o seu mais importante livro, encontrou novas gerações de leitores, sendo hoje o romance mais lido do autor em Itália. 

O Dia da Coruja
Sub-Categoria: Romance Contemporâneo
Título Original: Il Giorno della Civetta
Tradução: Filipe Guerra
PVP s/ IVA: 13,11 € PVP c/ IVA: 13,90 €
ISBN: 978-972-23-7275-6
Páginas: 144
Grupo Editorial Presença

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,365,400