Notícias
Longa-metragem "O Vento Assobiando nas Gruas" nomeada para prémio de prestígio na Suiça
A mais recente obra cinematográfica da realizadora suíça Jeanne Waltz é um dos sete filmes nomeados para o Prix de Soleure, no contexto do 59º Solothurner Filmtage (Solothurn Film Festival), um dos mais antigos festivais de cinema da Suíça, que decorre de 17 a 24 de janeiro.
A adaptação livre do premiado romance homónimo de Lídia Jorge, publicado em 2002, chega a 29 de fevereiro aos cinemas em Portugal.
Para Jeanne Waltz a nomeação de ‘O VENTO ASSOBIANDO NAS GRUAS’ para o prestigiado Festival de Cinema suíço, ‘é um enorme privilégio e uma oportunidade única para a promoção do cinema que se faz em Portugal’. O filme será exibido a 20 de janeiro, com a presença realizadora e o vencedor anunciado dia 24 de janeiro - na noite de encerramento do festival. O prémio destina-se a destacar filmes focados em temas humanistas, com narrativas cativantes, abordadas de forma envolvente e inovadora, e tem o valor de 60 mil francos suíços (cerca de 64 200€), a partilhar entre produtores e realizadores.
Protagonizado pela atriz portuguesa Rita Cabaço, o argumento acompanha a história de Milene Leandro, uma jovem mulher que, com a morte da avó e com os tios de férias no estrangeiro, se vê abandonada, mas se torna independente. É numa antiga fábrica de conservas da família Leandro que Milene é encontrada pelos cabo-verdianos Mata, que escolheram aquele local para viver.
O ator Milton Lopes assume o papel de Antonino Mata - viúvo e pai solteiro que capta a atenção de Milene – ao lado de um prestigiado elenco de atores como Maria Fortes, Beatriz Batarda, Isabel Cardoso, Carla Maciel, Ruben García, João Lagarto, Romeu Runa, Cleo Diára, Elísio Pereira, Severa Reis; e com a participação especial de Ana Zanatti e Dino D’Santiago - que compôs também ‘Filho do Vento’ e ‘Mamã’, dois dos temas principais da banda sonora.
Integralmente filmado na região do Algarve, o filme é uma coprodução luso-suíça, entre a C.R.I.M. e a BOX Productions, em coprodução com a RTS. A obra cinematográfica teve o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, RTP, Conselho da Europa, Office Fédéral de la Culture, Cinéforom, Loterie Romande, do Fonds Culturel de Suissimage. ‘O VENTO ASSOBIANDO NAS GRUAS’ contou ainda com apoio das câmaras municipais de Tavira, Castro-Marim e Vila Real de Santo António.
Com argumento escrito pela própria realizadora, a longa-metragem teve a sua estreia mundial na Califórnia em outubro, no âmbito do festival de cinema norte-americano Mill Valley e chega a 29 de fevereiro aos cinemas nacionais.
Sinopse:
Protagonizado pela atriz portuguesa Rita Cabaço e pelo ator Milton Lopes, e inspirado no premiado livro homónimo da escritora Lídia Jorge, ‘O VENTO ASSOBIANDO NAS GRUAS’ é a terceira longa-metragem da realizadora Jeanne Waltz. Inteiramente filmado no Algarve, o filme acompanha a história de Milene Leandro, que no pico do verão, se depara com a morte da avó, dona de uma grande fábrica, arruinada, mas situada num valioso terreno. Sozinha e destroçada, Milene trata do funeral o melhor que pode, e descobre uma família cabo-verdiana que habita agora a velha Fábrica, onde não falta música, calor e vida. Milene acaba por apaixonar-se, mas a sua família regressa de férias obcecada com a ideia de vender o património e rapidamente demonstra que nunca estará pronta para aceitar a independência radiante de Milene.