Publicações
Lá, onde o futuro é mais incerto do que nunca
Ideias de Ler publica A mais Breve História de Israel e da Palestina, do especialista em História do Médio Oriente Michael Scott-Baumann. Um relato cirúrgico do conflito israelo-palestiniano, desde as origens até aos atuais acontecimentos.
«Uma obra-prima de clareza, concisão e equilíbrio», atualizada exclusivamente para Portugal de modo a abarcar os desenvolvimentos mais recentes na Faixa de Gaza, espoletados a 7 de outubro de 2023. Assim pode ser descrita A mais Breve História de Israel e da Palestina de Michael Scott-Baumann, obra essencial para traçarmos a linha cronológica e entendermos o sionismo, as intifadas e a luta pela paz naquela região. Leitura imprescindível para quem tem dificuldade em entender como surgiu e evoluiu esta disputa por um território que volta às notícias reiteradamente e de forma trágica, o livro mostra como a História moldou o presente e continua a influenciar a política. Cada capítulo começa com perguntas fundamentais, às quais se dá mais à frente resposta, e termina mostrando o impacto humano do conflito, com recurso a testemunhos pessoais, diários, entrevistas, memórias e recortes de jornal.
O livro já se encontra disponível online e nas livrarias.
Conheça o livro nas palavras do autor:
SOBRE O LIVRO
A mais Breve História de Israel e da Palestina
O conflito entre Israel e a Palestina continua a ser um dos confrontos mais amargos da História, com consequências globais profundas e duradouras. Neste livro, Michael Scott-Baumann, um especialista em História do Médio Oriente, traça de forma sucinta e concreta o curso do conflito, das suas origens à atualidade. Cada capítulo providencia uma explicação lúcida das políticas implementadas e termina com testemunhos de palestinianos e israelitas cujas vidas foram assombradas pela violência contínua. Ao mesmo tempo que nos apresenta os pontos de vista dos antagonistas e demais intervenientes, Scott-Baumann examina os principais acontecimentos, incluindo o papel dos britânicos após o fim da Primeira Guerra Mundial, o estabelecimento do Estado de Israel (1948) e a crescente ocupação de territórios, a resistência palestiniana, os extremismos e os diversos planos de paz, e até os atuais confrontos, desencadeados pelos ataques surpresa do Hamas a Israel, em outubro de 2023, indo sempre ao cerne das questões. O resultado é uma análise histórica indispensável e uma exposição objetiva das razões pelas quais os esforços para alcançar a paz falham continuamente – com um imenso custo para ambos os lados – e o que será necessário para que por fim sejam bem-sucedidos.
Ver primeiras páginas
Título: A mais Breve História de Israel e da Palestina
Autor: Michael Scott-Baumann
Tradução: Artur Lopes Cardoso
Páginas 288
PVP: 18,85€
CRÍTICAS
«Este livro é necessário e acessível. Muitos sentem-se perplexos com este conflito infindável no Médio Oriente. Aqui está, enfim, um relato conciso e legível de uma questão internacional fundamental do nosso tempo, que tem implicações muito além da região onde decorre.»
Jon Snow, jornalista do Channel 4 News
«A enorme coleção de obras sobre o conflito e a vasta informação que contêm exigem que os autores […] transmitam eficazmente esse conhecimento a um público mais vasto. […] Michael Scott-Baumann faz exatamente isso e com distinção. A sua experiência […] como professor e historiador é sentida em cada página do livro. […] Um guia para os estudantes e uma porta de entrada para quem quiser ir mais além.»
Menachem Klein, professor de Ciência Política na Universidade de Bar-Ilan, Telavive
«O conflito entre Israel e a Palestina é amplamente explorado […] em apenas algumas centenas de páginas. […] Uma referência útil.»
School Library Journal
«[Uma] leitura valiosa, na medida em que humaniza a luta palestiniana. […] A mensagem do livro é que temos de continuar a falar – e, nisso, espero que todos concordemos.»
Alberta Jewish News
SOBRE O AUTOR
Michael Scott-Baumann
É formado pela Universidade de Cambridge e mestre pela School of Oriental and African Studies de Londres. Professor e conferencista com mais de três décadas de experiência, viajou muito pelo Médio Oriente e trabalhou como voluntário no Israeli Committee Against House Demolitions (ICAHD), tendo realizado trabalho de campo na Cisjordânia. Mora atualmente em Inglaterra.