"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O Enigma da Falésia"

Edmar Duarte Pacheco, nome literário de António Vieira Pacheco, escreveu o seu primeiro romance. Trata-se de ‘O Enigma da Falésia’, uma produção com a chancela das Edições Toth, dirigida ao público geral.

O autor é jornalista, sendo natural de Lourenço Marques, Moçambique, mas adotou a Foz do Douro, Portugal, o seu porto de abrigo desde os 4 anos.

‘O Enigma da Falésia’ é um romance misterioso ambientado ao sudoeste alentejano, em Portugal, durante a segunda metade do Século XX.

O enredo central gira em torno de duas famílias que tem uma rixa há mais de cinquenta anos. Esta história revela a impiedade de uma mulher tanto no amor quanto na represália em contraste com o homem.

O autor Edmar Duarte Pacheco, leva os leitores por uma narrativa envolvente em paixão, ódio, intriga, mistério, mentiras e ‘suspense’ que se entrelaçam.

O desfecho surpreendente do Enigma da Falésia mantém o leitor cativo até à última página.

Edmar Duarte Pacheco revelou que’ O Enigma da Falésia surgiu de um sentimento, estado emocional no momento. Numa madrugada de outono escrevi três parágrafos, só para constatar como seria, e no dia seguinte aquilo transformou-se num prólogo de uma história…’

Quando questionado, quando surgiu a necessidade de escrever, Edmar Duarte Pacheco respondeu sem hesitação: ‘é uma questão interessante e com uma resposta demasiado simplificada. Tenho consciência de que, desde o meu nascimento, já escorria nas minhas veias um oceano de palavras. Contudo, a necessidade de escrever emergiu quando sofri um enfarte do miocárdio agudo durante a pandemia do COVID-19. Lutei para sobreviver, pois, pretendia demonstrar ao Universo que poderia ser ainda um poeta à solta.’

O autor confidenciou ainda que o seu principal projeto ‘é continuar a escrever’, mas antes pretende que o ‘Enigma da Falésia seja um sucesso. O futuro é desmesurável., um oceano, e escrever é uma forma de navegar. Quero que a escrita seja a minha fonte de rendimento, pois adoro escrever.’

Edmar Duarte Pacheco também divulgou quando tem que escrever, mas as ideias escasseiam vai ‘à Foz do Douro, no Porto. Sento-me no areal, junto a uma rocha, sinto o cheiro da maresia, ouço o barulho das ondas, observo o pôr do sol. A inspiração chega rapidamente se permanecer perto do mar.’, concluiu.

>> Saiba mais aqui 

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,703,413