"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O Cavaleiro Inexistente"

Um romance em que o real e o fantástico se fundem numa unidade perfeita, completando-se assim a trilogia "Os Nossos Antepassados".

Ambientada numa improvável Idade Média, mas mais próxima do que nunca da realidade do nosso tempo, O Cavaleiro Inexistente é uma fantasia histórica sobre o eficientíssimo e meticuloso Agilulfo – cavaleiro que, afinal, mais não é do que uma armadura vazia – e o seu surpreendente escudeiro Gurdulu – que existe de facto, embora não saiba o que fazer à vida que tem, acabando por se perder entre as coisas do mundo.

Agilulfo, paladino de Carlos Magno, é um cavaleiro valente e nobre. Tem apenas um defeito: não existe. Ou melhor, a sua existência está limita à armadura que veste: brilhante, branca e... vazia. Agilulfo não consegue comer nem dormir porque, se perder a concentração, mesmo que por um momento, deixa de existir. Acompanhado pelo seu escudeiro Gurdulu, enquanto Carlos Magno sitia Paris, Agilulfo irá correr toda a França, a Inglaterra e o Norte de África para confirmar a castidade da filha do rei da Escócia, que salvou, 15 anos antes, de uma violação.

Nesta espirituosa paródia aos romances de cavalaria, sob a forma de uma história contada por uma freira, há surpreendentes achados narrativos, e a confissão final da freira não é o menor deles.

Depois de O Visconde Cortado ao Meio e de O Barão Trepador, Italo Calvino escreveu esta história espantosa que encerra a trilogia Os Nossos Antepassados, composta por personagens emblemáticas, quase que uma árvore genealógica dos antepassados do homem contemporâneo. Três romances independentes em que o real e o fantástico se fundem numa unidade perfeita.

«De todos os romancistas italianos do pós-guerra, Italo Calvino é o aventureiro. Ele é resplandecente, impessoal, brilhante e duradouro.»
Financial Times

«O mais engenhoso e mágico romancista italiano dos nossos tempos.»
The Times 

Italo Calvino nasceu em Cuba, a 15 de outubro de 1923. Passou praticamente toda a sua vida em Itália, excetuando os treze anos em que viveu em Paris. Faleceu em Siena, a 19 de setembro de 1985.

Calvino estudou em San Remo até aos 20 anos, ingressando então na Resistência contra o fascismo e a ocupação nazi, depois de aderir ao Partido Comunista, que abandonou em 1957. Terminada a Segunda Guerra Mundial, instalou-se em Turim, começando a trabalhar na Einaudi, que depressa se transformou numa das principais editoras italianas do pós-guerra.

Com O Atalho dos Ninhos de Aranha (1947) – a que se seguiu, em 1949, Ultimo Viene il Corvo e, em 1952, O Visconde Cortado ao Meio, primeiro romance da sua trilogia fantástica Os Nossos Antepassados – deu início a uma surpreendente carreira literária, que viria a consagrá-lo como um dos maiores escritores italianos do século XX.

9789722062992
176 páginas
14,90€
1.ª edição nas Publicações Dom Quixote: Janeiro 2024
Literatura Traduzida
Dom Quixote

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,364,925