Publicações
Romance juvenil premiado aborda os desafios do crescimento
Romance de estreia do ex-jornalista Vince Vawter, O Rapaz dos Jornais conta uma história autobiográfica, ambientada no final da década de 1950 nos EUA. Com a questão racial em pano de fundo, um rapaz aprende a enfrentar os seus medos e a comunidade em que vive.
Uma história inspiradora e premiada, que aborda os desafios do crescimento, a violência e a bondade, a fragilidade e a bravura. Um novo título na coleção Estrelas da Literatura Juvenil, que publica as melhores obras de autores contemporâneos para jovens, com uma profundidade e qualidade literária que apelam também a um público adulto.
O Rapaz dos Jornais (ed. Fábula), de Vince Vawter. Tradução de Maria Leitão. Nas livrarias a 22 de janeiro de 2024. Excerto para leitura aqui.
SINOPSE
Em Memphis, uma cidade norte-americana dividida pelas questões raciais, um adolescente vive o mês de julho de 1959 com uma intensidade capaz de mudar a sua vida para sempre.
Contrariando a monotonia das férias, ele aceita substituir um amigo na entrega de jornais. A perspetiva de ganhar algum dinheiro agrada-lhe, mas ter de falar com pessoas que lhe são estranhas assusta-o. Gagueja, e isso envergonha-o. Aparentemente, o maior desafio que enfrenta é comunicar, mas alguns acontecimentos familiares e a relação com desconhecidos vão obrigá-lo a encarar os seus receios e a crescer muito mais depressa do que era suposto. Ao ser confrontado com novas experiências, risco de vida e revelações inesperadas, o rapaz descobre mais sobre si e sobre o mundo do que poderia imaginar.
O AUTOR
VINCE VAWTER
Natural de Memphis, Vince Vawter conta com uma carreira de 40 anos na imprensa. No Indiana, antes de se reformar, foi diretor e editor do jornal Evansville Courier & Press. Vive com a mulher em Louisville, no Tennessee, numa pequena quinta no sopé das montanhas Great Smoky. O Rapaz dos Jornais, o seu primeiro romance, recebeu várias distinções da crítica e prémios, entre os quais o importante Newbery Medal Honor Book.