"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

As Origens do Conflito Israelo-Árabe

Um livro um livro essencial para compreender a luta entre judeus e palestinianos. 

A luta entre Israel e a Palestina inunda diariamente a agenda mediática com notícias, debates e análises: mas será que sabemos realmente qual foi a génese deste conflito que incendeia o Médio Oriente e assombra o mundo? No ensaio As Origens do Conflito Israelo-Árabe, o historiador francês Georges Bensoussan apresenta-nos um quadro histórico rigoroso das raízes desta guerra, levando-nos a acompanhar, a par e passo, os factos, as figuras e as causas do conflito, desde o final do século XIX até aos anos 50 do século passado. Uma narrativa esclarecedora e bem documentada, acima dos discursos de propaganda de ambos os lados, As Origens do Conflito Israelo-Árabe chega agora a Portugal, após ter atingido os tops de vendas em França. Disponível na rede livreira nacional, a partir do dia 23 de janeiro de 2024, esta é uma tradução de Manuel S. Fonseca, que integra a colecção «Os Livros Não se Rendem» da Guerra e Paz Editores. 

O choque nacionalista no Médio Oriente, cristalizado no final da Primeira Guerra Mundial, começara em 1914, aquando da controvérsia sobre a natureza do projecto sionista, que gerou um embate cultural e um conflito religioso. Mas foi bem antes de 1914 que a génese do conflito, que hoje chamamos israelo-árabe, tomou forma no discurso das elites árabes, da antiga comunidade judaica sefardita e dos sionistas da Europa Oriental. No ensaio As Origens do Conflito Israelo-Árabe, Georges Bensoussan mostra-nos que esses discursos, dominados pela propaganda, estão a milhas de um real conhecimento histórico.

Na obra, o conceituado historiador francês destaca algo que nos tem escapado na análise a este tema escaldante e actualíssimo. Destaca a real génese do conflito: a força da dimensão cultural e antropológica num choque e num combate que nenhum dos esquemas explicativos clássicos – do nacionalismo ao colonialismo, passando pelo imperialismo – conseguiu realmente explicar.

Uma edição Guerra e Paz, apoiada pela Fundação Manuel António da Mota e pela Mota Gestão e Participações, patrocinadores que têm como ponto de honra a oferta de 300 exemplares de cada um dos títulos publicados à rede pública de bibliotecas.

Outros títulos da colecção:  O Crisântemo e a Espada: Padrões da Cultura Japonesa, de Ruth Benedict, Os Últimos Dias de Hitler, de Hugh Trevor-Roper, Arrogância Fatal – Os Erros do Socialismo, de Friedrich A. Hayek, Esperança e Medo – Dois Conceitos de Liberdade, e A Busca do Ideal: História das Ideias, de Isaiah Berlin, A Destruição do Espírito Americano, de Allan Bloom, A Pluralidade dos Mundos, de Thomas S. Kuhn, Tempestades de Aço, de Ernst Jünger, A Religião Woke, de Jean-François Braunstein, e  Aquele por Quem o Escândalo Chegade Réne Girard e Colonialismo, Um Juízo Moral, de Nigel Biggar.

Os Livros Não se Rendem
As Origens do Conflito Israelo-Árabe
Georges Bensoussan 
Não Ficção / História
136 páginas · 15×23 · 15 €

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,701,499