"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Na vanguarda da prosa poética

Assírio & Alvim publica Tisanas, projeto iniciado em 1969 por Ana Hatherly e que ocuparia grande parte da vida desta original autora.

«As Tisanas são uma meditação poética sobre a escrita como pintura e filtro da vida. No seu conjunto formam uma espécie de cidade-estado construída pela escrita criadora», explica-nos a própria autora no texto de apresentação deste projeto literário. «Com os tempos as Tisanas foram evoluindo, refletindo a minha própria evolução. Com todas me identifico e surpreendo», conclui nas mesmas páginas que a Assírio & Alvim agora recupera. Nome incontornável da vanguarda portuguesa, no campo da pintura, do cinema e da literatura, Ana Hatherly foi uma das principais figuras do grupo Poesia Experimental Portuguesa. Como sublinha Ana Marques Gastão no posfácio da presente edição: «A atividade literária de Ana Hatherly acumula a reflexão e a brincadeira, o trágico e o cómico, manifesta uma irreverência desmedida, e uma inconformidade criadora não aceite na época em que surgiu […]».

O livro já se encontra disponível online e nas livrarias.

O que pode representar perder ou ganhar tempo? Acha que isso é possível? Acha que o tempo pode outra coisa que não seja perder-se?

SOBRE O LIVRO
Tisanas
Estas Tisanas, pequenos poemas em prosa, foram um trabalho constante da vida literária de Ana Hatherly, iniciado em 1969. Durante a vida da autora, estes poemas conheceram várias publicações, sendo um grande número de novos poemas acrescentados e redigidos ao longo dos anos. A recolha que agora se apresenta tem por base a última revista pela autora, com um posfácio de Ana Marques Gastão.

Ver primeiras páginas 

Título: Tisanas
Autor: Ana Hatherly
Edição e posfácio: Ana Marques Gastão
N.º de Páginas: 224
PVP: 22,20€
Coleção: documenta poetica 

SOBRE A AUTORA

Ana Hatherly
Ana Hatherly nasceu a 8 de maio de 1929, no Porto. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorou-se em Estudos Hispânicos pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. A sua vasta obra inclui poesia, ficção, ensaio, tradução, performance, cinema e artes plásticas. Uma poeta de vanguarda, foi membro destacado e teorizadora do grupo da Poesia Experimental Portuguesa. Destacam-se as suas obras Eros Frenético (1968), Rilkeana (1999), ou o conjunto de textos reunidos em Tisanas, um trabalho que a acompanhou até ao final da vida. Faleceu a 5 de agosto de 2015. 

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,702,097