"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Casa-Museu de Camilo encerra para obras de conservação

Unidade museológica reabre a 1 de Junho, data da inauguração do Centro de Estudos projectado por Siza Vieira

A Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, em Seide S. Miguel, Vila Nova de Famalicão, vai encerrar ao público entre os dias 9 e 31 de Maio para a realização das obras de beneficiação do interior, nomeadamente arranjo de mobiliário, pintura das divisões, arranjo dos espaços exteriores, entre outros melhoramentos.

O interior da casa onde Camilo Castelo Branco escreveu algumas das mais belas páginas da literatura portuguesa irá beneficiar ainda de um novo sistema de iluminação, de uma redistribuição mais funcional do mobiliário e da introdução de novo espólio museológico.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, “estas obras de conservação da Casa-Museu revelam-se extremamente importantes, pois representando um contributo decisivo para a valorização e preservação do legado camiliano”.

A Casa-Museu abrirá ao público no dia 1 de Junho, coincidindo com a data de inauguração do Centro de Estudos, que está a ser construído em terrenos próximos à casa de Camilo. Num investimento global de 2,7 milhões de euros, a nova infra-estrutura cultural do município famalicense, mediante um projecto da autoria de Siza Vieira, prevê a instalação de um museu camiliano, um auditório, uma biblioteca especializada e valências de apoio, além de acolher o Centro de Estudos Camilianos, actualmente a funcionar na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Recorde-se que a Casa-Museu de Camilo foi uma das unidades museológicas do município recentemente beneficiadas com um apoio financeiro no âmbito da candidatura apresentada ao Programa de Apoio à Qualificação de Museus, do Ministério da Cultura. Integrada na Rede Portuguesa de Museus, a Casa-Museu de Camilo viu assim financiados, com 18.164,96 euros, os projectos apresentados nas áreas da comunicação, conservação e aquisição de equipamentos para acondicionamento do acervo camiliano.

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,566,017