"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ASTA estreia peça para assinalar centenário de Eduardo Lourenço

A Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA), com sede na Covilhã, inicia a programação de 2024 com a peça “O esplendor do caos”, a partir da obra homónima de Eduardo Lourenço, no centenário do ensaísta beirão.

© António Pedro Santos/LUSA

A primeira das três criações da companhia este ano é uma coprodução com A Bruxa Teatro e estreia-se em 15 de fevereiro, em Évora, onde fica em cena até dia 25, para depois ser apresentada no Teatro Municipal da Covilhã, entre 27 e 29 de fevereiro.

Alertar para as alterações climáticas é o propósito da peça “Desafios [Im]Possíveis”, um espetáculo destinado aos alunos do 2.º ciclo escolar, a partir de 10 de abril, para que “os mais jovens sejam os mensageiros” das preocupações ambientais manifestadas, salientou o programador da ASTA, Rui Pires, durante a apresentação do plano de atividades para este ano.

A terceira produção é “Green E.Th.I.Cs”, a estrear-se em 15 de junho e que “não é um espetáculo só para ver, mas também para o público jogar”, explicou o diretor artístico da companhia, Sérgio Novo.

O responsável pormenorizou que o projeto “visa aumentar a sensibilização e melhorar a transição para atitudes e modos de vida mais sustentáveis” e que, além do espetáculo, contempla a criação de um jogo de tabuleiro que parte da premissa do jogo da glória, em formato físico e digital, para trabalhar “com comunidades locais”.

Rui Pires adiantou que a ASTA tem planeada a realização dos habituais quatro festivais.

A 28.ª edição do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior decorre entre 07 e 16 de março, a Mostra de Teatro Escolar ensinARTE de 03 a 07 de junho, o Festival de Artes de Rua Portas do Sol entre 04 e 06 de julho e o ContraDança – Festival de Dança e Movimento Contemporâneo de 19 de setembro a 12 de outubro.

O programador destacou a importância dada à itinerância e, entre várias cidades portuguesas, a companhia apresenta-se em cinco países: Espanha, Itália, Grécia, Suécia e Hungria.

Na vertente dos projetos de investigação a ASTA vai dar continuidade ao “Theatre in Mathematics”, com o intuito de criar novas metodologias para o ensino da matemática, utilizando como base as ferramentas do teatro, e o “To Europe”, que pretende levar 16 pessoas a Espanha e Itália para aprenderem as línguas desses países, assim como inteligência emocional, explicou Sérgio Novo.

A companhia covilhanense, no distrito de Castelo Branco, vai também continuar a apostar no serviço educativo, com “projetos específicos para intervir junto de comunidades específicas”, acentuou o diretor artístico, segundo o qual o orçamento previsto para as atividades de 2024 é de 550 mil euros.

O programador, Rui Pires, vincou que a ASTA assenta o seu trabalho “numa linha mais contemporânea de teatro” e numa “constante procura de novos métodos e linguagens”.


Fonte: LUSA | 11 de janeiro de 2023

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,708,213