"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

União das mulheres através da partilha da dor e das recordações felizes

“Pode alguém verdadeiramente morrer se a sua história continuar a existir?” É desta premissa que Siobhan Curham parte n’ A contadora de histórias de Auschwitz, o seu primeiro livro editado em Portugal, pela Singular, já disponível nas livrarias.

A contadora de histórias de Auschwitz recorda o horror vivido pelos judeus nos campos de concentração, mas também enaltece a importância da união feminina, do poder do amor fraterno e das histórias.

Etty Veil é uma escritora reconhecida, com o seu próprio apartamento, independente e, acima de tudo, livre. Até ao dia em que, por ser apanhada a andar de bicicleta, algo interdito aos judeus, é levada para Auschwitz, onde apenas vê terror.

As histórias de Etty ajudam a afastar o medo e inspiram a esperança nas mulheres com quem passa a viver num barraco. Quando se apercebe disso, a escritora promete sobreviver, para contar as histórias destas mulheres e para que o mundo jamais se esqueça do que lhes aconteceu.

SOBRE O LIVRO
A contadora de histórias de Auschwitz
Etty Weil, uma autora judia, atravessa os tenebrosos portões de Auschwitz, deixando para trás o apartamento com vista para o Sena, onde recebia amigos, com muita música, e onde escrevia na velha máquina de escrever perto da janela.

Agora observa com horror Danielle, uma jovem arrancada à mãe em lágrimas. Etty sempre quis sentir um abraço assim. Por isso, presa naquele labirinto de arame farpado, acolhe a jovem de 14 anos, que depressa se torna quase uma irmã.

Todas as noites, Etty conta histórias a Danielle, construindo um maravilhoso mundo de imaginação e esperança para onde a menina possa escapar. Um mundo só dela… até que Etty repara que as outras mulheres do barraco também estão a ouvir. Etty encoraja-as a partilharem as suas próprias histórias, a falarem dos filhos queridos que correm atrás dos brinquedos, dos amores que viveram em tempos e da família que já perderam.

Etty tem de sobreviver. Mesmo que seja apenas para manter a promessa que fez a estas mulheres corajosas de que a história delas não será esquecida.

Ver primeiras páginas   

Título: A contadora de histórias de Auschwitz
Autora: Siobhan Curham
Tradução: Ana Mendes Lopes
Páginas: 328
PVP: 18,85€  

SOBRE A AUTORA

Siobhan Curham
É uma autora premiada de quase 50 livros de ficção e não ficção. E seja qual for o tema, Siobhan adora escrever livros que elevem e inspirem. Além de escrever romances, colabora frequentemente com jornais e revistas, incluindo The Guardian, Breathe e Cosmopolitan. 
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,702,930