"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

União das mulheres através da partilha da dor e das recordações felizes

“Pode alguém verdadeiramente morrer se a sua história continuar a existir?” É desta premissa que Siobhan Curham parte n’ A contadora de histórias de Auschwitz, o seu primeiro livro editado em Portugal, pela Singular, já disponível nas livrarias.

A contadora de histórias de Auschwitz recorda o horror vivido pelos judeus nos campos de concentração, mas também enaltece a importância da união feminina, do poder do amor fraterno e das histórias.

Etty Veil é uma escritora reconhecida, com o seu próprio apartamento, independente e, acima de tudo, livre. Até ao dia em que, por ser apanhada a andar de bicicleta, algo interdito aos judeus, é levada para Auschwitz, onde apenas vê terror.

As histórias de Etty ajudam a afastar o medo e inspiram a esperança nas mulheres com quem passa a viver num barraco. Quando se apercebe disso, a escritora promete sobreviver, para contar as histórias destas mulheres e para que o mundo jamais se esqueça do que lhes aconteceu.

SOBRE O LIVRO
A contadora de histórias de Auschwitz
Etty Weil, uma autora judia, atravessa os tenebrosos portões de Auschwitz, deixando para trás o apartamento com vista para o Sena, onde recebia amigos, com muita música, e onde escrevia na velha máquina de escrever perto da janela.

Agora observa com horror Danielle, uma jovem arrancada à mãe em lágrimas. Etty sempre quis sentir um abraço assim. Por isso, presa naquele labirinto de arame farpado, acolhe a jovem de 14 anos, que depressa se torna quase uma irmã.

Todas as noites, Etty conta histórias a Danielle, construindo um maravilhoso mundo de imaginação e esperança para onde a menina possa escapar. Um mundo só dela… até que Etty repara que as outras mulheres do barraco também estão a ouvir. Etty encoraja-as a partilharem as suas próprias histórias, a falarem dos filhos queridos que correm atrás dos brinquedos, dos amores que viveram em tempos e da família que já perderam.

Etty tem de sobreviver. Mesmo que seja apenas para manter a promessa que fez a estas mulheres corajosas de que a história delas não será esquecida.

Ver primeiras páginas   

Título: A contadora de histórias de Auschwitz
Autora: Siobhan Curham
Tradução: Ana Mendes Lopes
Páginas: 328
PVP: 18,85€  

SOBRE A AUTORA

Siobhan Curham
É uma autora premiada de quase 50 livros de ficção e não ficção. E seja qual for o tema, Siobhan adora escrever livros que elevem e inspirem. Além de escrever romances, colabora frequentemente com jornais e revistas, incluindo The Guardian, Breathe e Cosmopolitan. 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,365,244