"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Sé Catedral da Guarda deverá receber órgão de tubos no final do ano

O órgão de tubos da Sé Catedral da Guarda deverá começar a funcionar no final do ano, disse o presidente da Câmara Municipal da Guarda.

© Câmara Municipal da Guarda

“Estamos no caminho para que lá mais para o final do ano possamos inaugurar, benzer e voltar a ouvir esta magnífica solenidade que é o órgão de tubos”, salientou o autarca Sérgio Costa, durante a assinatura dos contratos de financiamento com o Fundo de Salvaguarda do Património e interadministrativo com o instituto Património Cultural para intervenção no Órgão de Tubos da Sé da Guarda.

O autarca destacou que “hoje se faz um pouco de história, porque há séculos que não se ouve tocar o órgão de tubos na Sé”.

Sérgio Costa lembrou que a Sé da Guarda é “a única do país que não tem um órgão de tubos”, considerando por isso ser importante a assinatura dos contratos que vão permitir atingir “esse objetivo lá para o final do ano e também poder afirmar a cultura da região”.

A secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, manifestou-se satisfeita por estar na Guarda para assistir à assinatura dos dois contratos que vão permitir “concluir e resolver este problema que se arrasta há várias décadas”.

Isabel Cordeiro precisou que a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “contempla 450 mil euros para este projeto específico na Guarda” que “no fundo permite ambicionar que dentro em breve se possa de novo ouvir o órgão da Sé a tocar".

O bispo da Guarda, Manuel Felício, agradeceu à tutela o esforço “para que fossem ultrapassadas algumas dificuldades”. “Hoje temos aqui o caminho aberto. Para nós é uma grande esperança, porque este povo está à espera há décadas”, disse, na sessão que decorreu na Câmara Municipal da Guarda.

Os contratos visam concluir os trabalhos de instalação do órgão da Sé que já está a ser construído.

O padre José Farinha, membro da Comissão do Órgão de Tubos da Sé, disse à margem da assinatura dos contratos, que a construção do órgão está “numa fase muito adiantada, mas ainda há muito fazer”. “Estarão concluídos 70% dos trabalhos”, precisou o sacerdote.

O órgão de tubos está a ser construído pelo organeiro Frederico Desmottes, em Espanha. O custo total é cerca de 930 mil euros, como foi anunciado em junho de 2022.

O investimento é repartido pelos fundos comunitários do Portugal 2020, pelo Ministério da Cultura, pela Diocese da Guarda e apoio dos municípios.

A Diocese da Guarda está a promover uma campanha de angariação de fundos denominada “Tubo a Tubo” com o objetivo de conseguir 300 mil euros. O bispo da Guarda adiantou que já foram conseguidos 250 mil euros.

A Sé da cidade mais alta do país é um templo de estilo gótico, todo em granito, que levou cerca de 150 anos a construir (finais de século XIV até meados do século XVI).


Fonte: LUSA | 10 de janeiro de 2023

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,712,348