"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festival de Cinema de Gotemburgo programa cinema português

Oito filmes com produção portuguesa, entre os quais “Légua” e “A Flor do Buriti”, vão passar no Festival de Cinema de Gotemburgo, que começa no dia 26 na Suécia, anunciou a organização.

© Ronny W /Wikicommons

A maioria dos filmes selecionados é de coprodução portuguesa e figura no programa “Voyage”. Entre eles está “Légua”, uma ficção de coassinada por Filipa Reis e João Miller Guerra povoada de personagens femininas, numa casa senhorial perto de Amarante.

O filme é protagonizado pela atriz Carla Maciel, que contracena com a atriz não profissional Fátima Soares, e foi já exibido em sala em Portugal.

“A Flor do Buriti” é um filme da realizadora brasileira Renée Nader Messora e do português João Salaviza, já premiado em festivais, nomeadamente Cannes em 2023, e foi rodado com o povo Krahô, do Brasil, na terra indígena Kraholândia, onde os dois autores já tinham feito “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”, em 2019.

Em Gotemburgo será também mostrado o filme “O Corno do Centeio”, da realizadora espanhola Jaione Camborda, premiado em 2023 no festival San Sebastian (Espanha).

“O Corno do Centeio” é a segunda longa-metragem de Jaione Camborda, com coprodução entre Espanha, Bélgica e Portugal, país onde decorreram filmagens, com a participação da produtora Bando à Parte.

O filme segue María, uma mulher que vive da apanha do marisco e é parteira, que se vê obrigada a sair do país, transpondo a fronteira para Portugal através de uma rota de contrabando.

O festival escolheu ainda duas obras com coprodução minoritária pela Rosa Filmes: “Essential Truths of the Lake”, do cineasta filipino Lav Diaz, e “Eureka”, do argentino Lisandro Alonso.

Filipa Reis coproduziu, pela Uma Pedra no Sapato, a primeira longa-metragem da realizadora mongol Lkhagvadulam Purev-Ochir, intitulada “Cidade do Vento”. A fotografia é de Vasco Viana e a música de Vasco Mendonça.

Haverá ainda duas obras mais experimentais: O ensaio fílmico “AI: African Intelligence”, do autor maliano Manthia Diawara, uma coprodução entre o Senegal, Bélgica e Portugal (através da Maumaus/Lumiar Cite), e “O auge do humano 3”, do argentino Eduardo Williams, rodado em vários locais do mundo, com recurso a uma câmara de 360 graus e com a participação da produtora Oublaum Filmes.

O 47.º Festival de Cinema de Gotemburgo vai estender-se até 04 de fevereiro.


Fonte: LUSA | 9 de janeiro de 2023

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,712,678