"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Nuno Matos Valente vence prémio literário João de Deus com "O segredo da Lagoa Escura"

O escritor Nuno Matos Valente venceu o Prémio Nacional Literário João de Deus, com o romance para jovens “O segredo da Lagoa Escura”, revelou a câmara municipal de Silves, que o atribui.

Nuno Matos Vicente venceu, por unanimidade, a segunda edição deste prémio, no valor de 10.000 euros, com “um texto vivo, coerente e desafiador”, sustenta o júri, que lhe elogiou ainda o trabalho de pesquisa e de recolha de informação em várias fontes bibliográficas.

Este livro de ficção recupera a história de uma expedição científica ocorrida em finais do século XIX à Serra da Estrela e assenta na lenda de uma hipotética ligação da Lagoa Escura, naquela serra, com a costa ocidental portuguesa.

“A qualidade literária do discurso mantém-se ao longo da narrativa, desafiando-nos e alimentando a pergunta – ‘E se fosse verdade?’. Em suma, a originalidade do tema e a qualidade literária do texto justificam a escolha desta obra”, lê-se na nota de imprensa.

Do júri, que avaliou 104 obras a concurso, fizeram parte as escritoras Luísa Ducla Soares e Ana Maria Magalhães e o investigador Rui Marques Veloso.

Nuno Matos Vicente tem vários livros publicados, direcionados para crianças e jovens, é autor de manuais escolares e foi ainda fundador da editora independente Escafandro, de Alcobaça.

Da obra publicada fazem parte, por exemplo, a coleção juvenil “A ordem do poço” e o livro “Bestiário Tradicional Português – As Criaturas Fantásticas do Imaginário Popular”.

Em 2019 recebeu uma bolsa de criação literária da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, da qual resultou “O Segredo da Lagoa Escura”, editado em 2022 pela Bertrand Editora.

Nuno Matos Vicente receberá o prémio a 08 de março em São Bartolomeu de Messines (Silves), localidade onde nasceu o pedagogo João de Deus.

O Prémio Nacional Literário João de Deus é bienal e pretende distinguir obras da literatura portuguesa em várias categorias.

Na primeira edição, em 2021, dedicada à poesia, o prémio foi atribuído a “Frentes de Fogo”, de A.M. Pires Cabral.


Fonte: LUSA | 9 de janeiro de 2023 

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,711,730