"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Politécnico de Milão atribui Laurea ad Honorem a Nuno Portas

Na próxima sexta-feira, 6 de Maio, às 15 horas locais (14 horas em Lisboa) a Faculdade de Arquitectura e Sociedade do Politécnico de Milão (Itália) irá atribuir a Laurea ad Honorem in Planificazione Territoriale, Urbanística e Ambientale ao arquitecto português Nuno Portas

Na próxima sexta-feira, 6 de Maio, às 15 horas locais (14 horas em Lisboa) a Faculdade de Arquitectura e Sociedade do Politécnico de Milão (Itália) irá atribuir a Laurea ad Honorem in Planificazione Territoriale, Urbanística e Ambientale ao arquitecto português Nuno Portas, projectista e coordenador de obras de arquitectura e urbanismo muito importantes, como o quarteirão do Restelo em Lisboa, a área metropolitana de Madrid, o Campus Universitário de Aveiro, a Frente marítima e a zona central do Rio de Janeiro. A distinção será entregue na Aula Rogers do Politécnico de Milão (Via Ampère 2).

Depois das saudações do Reitor Giulio Ballio, o Professor Giuseppe Campuos Venuti fará a Laudatio seguida da lição de Nuno Portas “1950-2000: un itinerário tra architettura e urbanística, tra Portogallo e Italia”.

As motivações da Laurea ad Honorem serão lidas pelo presidente da Faculdade de Arquitectura e Sociedade do Politécnico de Milão, Pier Carlo Palermo.

 Nuno Portas

Arquitecto de fama internacional, promotor da formação urbanística nas escolas de arquitectura portuguesas, espanholas, brasileiras e francesas, brilhante investigador no campo da habitação e da urbanística, autor de numerosos livros e ensaios, Nuno Portas teve uma longa actividade de relações culturais também com a Itália, contribuindo de modo relevante na inovação da cultura disciplinar e da experiência de projecto.

Nuno Portas nasceu em 1934 em Vila Viçosa, no Alentejo. Em 1959 diplomou-se em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Depois de um primeiro período de ensino em Lisboa, assumiu diferentes papéis no ensino da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto até à cátedra em Urbanismo, à presidência e à fundação e direcção do mestrado “Planificação e Projecto do Ambiente Urbano”. Foi professor convidado na Universidade Paris VIII, Paris XII, PROURBE (UFR Janeiro), Politécnico de Milão, Universidade de Ferrara e foi consultor para as Nações Unidas e Comunidade Europeia (DG XII, DG XVI). Em 1998 é-lhe atribuído o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.

O ensino do Urbanismo é desenvolvido em paralelo com a actividade de projecto (elaborou os planos directores de diversas cidades portuguesas, entre as quais as cidades históricas de Évora e Guimarães, participou na redacção do Plano Estratégico e do Plano para a Expo de Lisboa e para a nova zona universitária de Aveiro; coordenou o Plano  Intermunicipal de Madrid e foi consultor para a redacção de variados instrumentos urbanísticos entre os quais o plano estratégico de Barcelona, o projecto da frente marítima do Rio e Cidade Nova do Rio de Janeiro, o programa de validação do investimento para a recuperação dos centros históricos brasileiros), com a investigação (Laboratório Nacional de Engenharia Civil de 1963 a 1981, redacção da legislação urbanística nacional e local) e com a crítica da arquitectura (director da Revista Arquitectura, Prémio Gulbenkian em 1965).

Em 2005 com Manuel Salgado/RISCO venceu o Concurso Internacional por convite "Farecentro à Romanina", Projecto Urbano Integrado no Plano Regulador de Roma das Novas Centralidades.

Para mais informações, contactar:
Margarida Portugal
Ordem dos Arquitectos | Assessoria de Imprensa
Tv.do Carvalho 23, 1249-003 Lisboa, Portugal | Tel: 213241122 | Tlm: 936207900
E-mail: mportugal@ordemdosarquitectos.pt

 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,566,093