"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Associação lança petição para impedir destruição patrimonial da Livraria Ferin

O Fórum Cidadania Lx lançou hoje uma petição pela salvaguarda da histórica Livraria Ferin, que encerrou recentemente, na qual apela à Câmara Municipal de Lisboa para que impeça a destruição do edifício e promova a utilização daquele espaço.

© Livraria Ferin

A associação, voluntarista e apartidária, de defesa do património lisboeta, manifesta preocupação com o futuro daquela que é a segunda livraria mais antiga do país, fundada em 1840, e uma das lojas mais importantes e emblemáticas da cidade.

Por isso, apela ao presidente da autarquia e aos deputados à Assembleia Municipal de Lisboa para que “desencadeiem os procedimentos necessários” para impedir “toda e qualquer alteração/deturpação/destruição da fachada e do interior da Livraria Ferin”.

Os signatários pedem ainda que seja aprovada ou licenciada uma “eventual mudança de uso para o espaço, nem que para tal a CML [Câmara Municipal de Lisboa] tenha que adquirir o espaço, dando assim consequência prática ao regulamento do Lojas Com História”.

No dia 21 deste mês, a Ler Devagar, proprietária da Ferin, anunciou o encerramento da livraria centenária por incapacidade de fazer face às dificuldades financeiras, contabilísticas e de vendas dos últimos anos.

A livraria já enfrentava problemas financeiros quando foi adquirida em 2017 pela Ler Devagar, o projeto livreiro fundado por José Pinho.

Localizada no Chiado, a Ferin tem o selo de “Loja com História”, um programa de salvaguarda do comércio tradicional lançado pelo município de Lisboa, mas que não foi suficiente para a continuidade da livraria.

Para a Ler Devagar, o processo de recuperação não sobreviveu a várias circunstâncias, nomeadamente à pandemia de covid-19, aos confinamentos e à morte do livreiro José Pinho, em maio passado.

Desde então, além da incapacidade de superar os problemas financeiros e contabilísticos da Ferin, “as suas vendas caíram drasticamente” e a livraria “entrou num ciclo do qual já dificilmente recuperaria, seguindo o exemplo de tantas outras lojas da Baixa que foram obrigadas a fechar portas”.

No texto da petição, o Fórum Cidadania Lx assinala que desde que a livraria fechou, os milhares de livros que a recheavam “terão já sido removidos”.

“Como é do conhecimento da Câmara Municipal de Lisboa e da Assembleia Municipal de Lisboa, o espaço físico da Ferin (fachada, montras, móveis) é muito bom e por isso está abrangido não só pela Carta Municipal do Património anexa ao PDM [Plano Diretor Municipal] em vigor (item 48.102), como pelo Plano de Pormenor de Salvaguarda da Baixa Pombalina, e pela Baixa Pombalina classificada Conjunto de Interesse Público desde 2012”, sublinha.

Além disso – acrescenta -, a Livraria Ferin é “classificada Loja Com História pela CML, fazendo parte do seu núcleo fundador de 2015, não só pela sua valia histórica e patrimonial (imóvel e móvel) mas também porque uma cidade sem livrarias é algo impensável”.

Por esses motivos, alegam que “importa proteger e incentivar as livrarias a que não desistam ou que não as despejem, como aconteceu no passado recente com as livrarias Portugal e Aillaud & Lellos, por exemplo”.

» Petição "Pela Salvaguarda da Livraria Ferin"


Fonte: LUSA | 29 de dezembro de 2023

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,712,706