"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Fringe de Macau arranca a 17 de janeiro e quer "criar um parque artístico"

O Festival Fringe de Macau, que oferece teatro, dança e música, conta na próxima edição com 17 programas e uma série de atividades de extensão, e quer levar o público a um "parque de diversões artístico”.

© gov.mo

"Dedicado a criar um parque artístico com novas e divertidas produções e atividades para a comunidade, o evento apresentará 17 programas fascinantes e uma série de atividades do Festival Extra, levando o público a um parque de diversões novo, bizarro e divertido para encontrar a felicidade mais simples e direta", lê-se num comunicado do Instituto Cultural (IC).

Entre os programas desta 22.ª edição do festival, que decorre entre 17 e 28 de janeiro, está o espetáculo imersivo e interativo de dança "25 Pés", apresentado pela companhia The100hands, dos Países Baixos, e um par de bailarinos da More Production, de Xangai, leva “o público a explorar as influências de diferentes distâncias na relação interpessoal dentro de um quadrado com apenas 25 pés de lado”, lê-se no comunicado.

Já “work.txt” é outro programa interativo conduzido pelo público, criado pelo britânico Nathan Ellis e pela More Production, que transporta os espetadores “para um escritório sem restrições".

O “concerto ao vivo: o gradiente de azul”, de "Kawo e os seus amigos músicos" explora, por sua vez, expressões artísticas musicais com atuações de vídeo e música inspiradas em quatro tons de azul.

Ainda de acordo com a nota do IC, "Olá, Bem-vindo, Adeus!", de Cheang Hio Lam e Stanley Ma, apresenta "dois novos módulos de diálogo de IA [inteligência artificial], para simular conversas ao vivo entre cabeleireiros e clientes, mostrando um diálogo entre tecnologia e emoção".

Com o lema “todos ao redor da cidade, os nossos palcos, os nossos espetadores, os nossos artistas”, acrescenta o IC, o Fringe volta nesta edição a incentivar a participação dos mais velhos.

O Festival VeterARTES, da série “Crème de la Fringe”, com curadoria de Stella Ho, pretende "melhorar a compreensão e a comunicação entre diferentes gerações através de trabalhos criativos e de atuações artísticas".

Este ano, o Fringe continua a levar a arte até aos bairros da cidade. Em "Teatro do Tribunal: Lei de Terras", levado a palco pelo "The Funny Old Tree Theatre Ensemble", o público é "convocado para integrar o júri e proferir um veredicto objetivo e razoável no Miradouro da Taipa Grande".

Outro momento que aproxima fisicamente artistas e público é o espetáculo de dança "Viagem à Porta de Casa", em que a Associação Ieng Chi guia os presentes num passeio pelo jardim da Flora, "numa excursão mental" em que se seguem os passos das bailarinas.


Fonte: LUSA | 29 de dezembro de 2023

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,711,401