"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Direção Regional publica livro sobre património cultural imaterial do Centro

A Direção Regional da Cultura do Centro (DRCC) publicou um livro em que apresenta um “mapeamento rigoroso” das múltiplas manifestações imateriais da região.

Em comunicado, a DRCC, liderada por Susana Menezes, explicou que se trata de um catálogo que “revela tesouros culturais intangíveis”.

Intitulada "Saber ser. Saber fazer. O Património Cultural Imaterial da Região Centro", a obra representa “um olhar íntimo” com “um mapeamento rigoroso das múltiplas manifestações imateriais” da região.

“O património cultural imaterial das nossas comunidades tem uma relevância estratégica para o desenvolvimento sustentável da região Centro e este é o momento para refletirmos seriamente sobre o modo como vamos preservar, salvaguardar e valorizar este frágil património que enfrenta as mais variadas ameaças, desde logo, a profunda carência de “energia demográfica” associada à problemática do envelhecimento e ao abandono de práticas, tradições e expressões ancestrais que correm o risco de não serem transmitidas aos nossos descendentes", escreveu Suzana Menezes no prefácio.

Com uma primeira “edição limitada”, o livro “procura sensibilizar as comunidades para a importância da inventariação sistemática destes tesouros, particularmente das expressões em risco de desaparecimento”, segundo a nota.

“Este património, transmitido entre gerações, é constantemente reinventado pelas comunidades e a DRCC quis evidenciar a sua importância com a edição desta publicação também disponível, gratuitamente, em formato digital”, no site da Direção Regional, com sede em Coimbra.

O catálogo é o resultado de “uma meticulosa abordagem metodológica que envolveu os municípios da região, apresentando detalhes descritivos e fotografias ilustrativas”.

Dos 77 municípios do Centro de Portugal, 53 “participaram ativamente”. A produção dos conteúdos, bem como a produção gráfica e estilística da publicação foi desenvolvida pela Universidade de Coimbra.

O livro encontra-se disponível para consulta nas bibliotecas municipais da região e à venda no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e no Museu José Malhoa, em Coimbra e Caldas da Rainha, respetivamente.


Fonte: LUSA | 28 de dezembro de 2023

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,540,842